Parque do Barcelona de portões fechados e os quinze minutos da praxe

Parque do Barcelona de portões fechados e os quinze minutos da praxe

COSTA SANTOS E FERNANDO FERREIRA, enviados especiais

Hoenderloo -- Está montado o quartel-general do Barça, em terras holandesas: é no Golden Tulip Victória, em Hoenderloo, a cerca de uma centena de quilómetros de Amsterdão, e não precisa dar mais do que meia dúzia de passos para entrar no campo relvado, onde, obviamente, não falta nada para todos os exercícios -- físicos e técnicos -- que Van Gaal e a sua equipa entender como necessários realizar.

PUB

Um local soberbo, envolvido por uma frondosa mata -- normalíssimo por estas paragens -- e vedado. No fundo, as condições ideais para os treinos e para a continuidade das limitações impostas à Comunicação Social, com os mesmíssimos 15 minutos "como prenda" para as imagens desejadas e as conferências de imprensa após os treinos. De resto, nem mais uma palavrinha e, quem tentar via telefone, escuta, do outro lado do fio, o recado definido: "Impossível estabelecer qualquer ligação como os jogadores ou equipa técnica."

Isto para não falar do "guarda-portão" que à entrada tira as matrículas dos carros para, à saída, "dar baixa". Se faltar algum, certamente que irá à procura dele.

CHEGADA TARDIA

PUB

O “charter” que transportou desde Barcelona toda a comitiva do Barça descolou já com considerável atraso -- por motivos de congestionamento do tráfego aéreo, segundo informações dadas -- e, naturalmente, a chegada a Roterdão aconteceu muito para além da hora prevista. Daí que o treino do dia, agendado para as 18 horas, só se iniciou cerca das 19 horas, principalmente para permitir aos jogadores um certo tempo de descontracção nos seus quartos bem como possibilitar que todo o material necessário para o treino fosse arrumado.

Desta vez, os jornalistas tiveram acesso aos primeiros 15 minutos do treino. Uma estratégia -- voluntária? -- que deixou muita gente de fora porque, habituados que estavam aos 15 minutos finais, tardaram a surgir no portão do Golden Tulip e, quando o fizeram, já Miguel Teres -- o chefe de imprensa -- tinha anunciado que "o tempo para a comunicação social trabalhar estava esgotado".

Adiante.

PUB

Relativamente ao treino, a bitola de sempre: primeiro o preparador físico a ministrar o normal aquecimento, "condimentado" com alguns exercícios com bola que incluíam velocidade, finalização, recepção e controlo de bola e, depois, a ordem para fechar os blocos e guardar as máquinas.

Porém, ainda deu para ver a boa disposição do grupo. Francisco Seiru-lo -- o preparador físico que já não pode demonstrar muito bem o que pretende seja executado -- chamou o capitão Guardiola para fazer o exercício completo e, no final, não hesitou em dizer aos restantes: "É assim mesmo que eu quero." Resultado: a "plateia", atenta, bateu palmas e Van Gaal sorriu.

Sábado, jogo

PUB

Os amadores do Royal A Deventer serão as primeiras "presas fáceis" para este ambicioso Barça/2000. Se é uma honra defrontar os campeões de Espanha, qual o problema de servirem de "cobaias" ao teste catalão?

Claro que nenhum.

Quanto ao jogo, terá lugar em Deventer -- distante cerca de 35 km do local do estágio do Barcelona --, pelas 19 horas. Van Gaal fará alinhar 22 jogadores (45 m cada equipa), ficando de fora Nadal, Sergi e Celades -- que também integram o grupo de trabalho que está na Holanda -- por só agora terem iniciado a sua preparação devido ao diferendo existente com o clube. Vamos ver em que parte Simão subirá ao relvado.

PUB

Para nós, é a curiosidade única.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB