O ucraniano Andrey Shevchenko, avançado da equipa italiana AC Milan, conquistou a Bola de Ouro 2004, o prémio atribuído pela revista francesa "France Football" que distingue o melhor jogador do ano a actuar na Europa.
Shevchenko totalizou 175 pontos, mais 36 do que o luso-brasileiro Deco, do Barcelona, segundo classificado, com 139 pontos. Apesar da conquista do campeonato português e da Liga dos Campeões, com o FC Porto, e do segundo lugar no Euro'2004 com a Selecção portuguesa, Deco falhou o feito que seria tornar-se no terceiro luso laureado, depois de Eusébio (em 1965) e Luís Figo (em 2000).
No terceiro lugar ficou o brasileiro Ronaldinho, colega de equipa de Deco no Barcelona, com 133 pontos. O defesa Ricardo Carvalho ficou classificado em 9º lugar, Cristiano Ronaldo em 12º, Luís Figo em 22º e Maniche em 24º.
O vencedor, Andrey Shevchenko, também candidato finalista ao prémio de Melhor Jogador do Ano FIFA, dedicou o prémio ao povo da Ucrânia.
"Dedico este troféu aos meus compatriotas. Sou ucraniano e tenho orgulho nisso. Espero que sirva para os alegrar neste momento peculiar por que estão a passar", disse, aludindo aos problemas políticos decorrentes das eleições presidenciais. A título pessoal, "Sheva" ressalva: "Creio que foi premiada a minha regularidade. Mas acho que Paolo Maldini merecia este prémio, pelo conjunto da sua carreira."
Ricardo Carvalho melhor defesa
O central português Ricardo Carvalho, do Chelsea, foi o defesa mais bem classificado na votação da revista "France Football" para apurar o Bola de Ouro do ano de 2004.
A impressionante colecção de títulos que o defesa reuniu no final da época passada - campeonato português, Liga dos Campeões e segundo lugar no Campeonato Europeu - valeram-lhe 18 votos.
Assim, ficou classificado em 9.º lugar, em igualdade pontual com o avançado holandês Van Nistelrooy, do Manchester United.
Drogba e Maniche
Didier Drogba (Costa do Marfim), do Chelsea, foi eleito pelos leitores da revista mensal "Onze Mondial" como o Melhor Jogador de 2004, superando o francês Thierry Henry (32,2 por centos dos votos contra 22,6). Cristiano Ronaldo ficou em quarto (9,8) e foi o melhor português (Deco foi sétimo classificado, com quatro por cento) mas apenas o portista Maniche teve direito a integrar a "Equipa-Tipo" do ano, ao ficar em segundo lugar nos médios-defensivos.
Mas mais portugueses conseguiram lugares de destaque nas votações específicas para cada posto: José Mourinho foi o segundo melhor técnico, Paulo Ferreira o segundo defesa-direito, Ricardo Carvalho o terceiro central, Deco o sexto médio-ofensivo e Cristiano Ronaldo o quarto avançado.
Artilheiro norueguês marca há 11 jogos consecutivos
Avançado sueco quer acabar com o jejum mas terá pela frente um muro chamado Oblak
Segunda derrota consecutiva para o técnico português dos hammers
Treinador português estreia-se a ganhar pela equipa da Arábia Saudita
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês