O FC Porto embolsou mais de 73 milhões de euros na Liga dos Campeões 2020/21, apesar de ter caído hoje nos 'quartos', com um 1-0 ao Chelsea que não anulou o 0-2 da primeira mão.
A bicicleta de Taremi, aos 90+4 minutos, só serviu de 'consolação', pois nem euros valeu aos portistas, já que, nesta fase, apenas a equipa apurada ganhava - o 'pobrezinho' Chelsea lá levou mais 12 milhões de euros, por ser semi-finalista.
No total, em prémios diretos, o FC Porto totalizou 73,542 milhões de euros, os últimos 10,5 por ter superado nos oitavos de final a poderosa Juventus, de Cristiano Ronaldo.
Ao valor já arrecadado acresce ainda o do 'market pool', relacionado com os direitos televisivos. A UEFA distribuirá um total de 292 milhões de euros pelos 32 clubes, em função do valor proporcional dos países, sendo que, com a 'ajuda' do Benfica, o FC Porto recebe em 2020/21 os 100% de Portugal.
Antes de iniciar a participação, o conjunto portista já tinha quase 42 milhões no 'bolso', mais precisamente 41,842, 15,25 como valor fixo pela presença na fase de grupos e 26,592 pelo nono lugar, entre os presentes, no ranking da UEFA a 10 anos.
Entre as 32 equipas que chegaram à fase de grupos, os dragões apenas perdiam para Real Madrid (valor máximo, de 35,465 milhões de euros), Bayern Munique, FC Barcelona, Atlético Madrid, Chelsea, Juventus, Manchester United e Paris Saint-Germain.
Lá no 'fundo', os húngaros do Ferencvaros ainda arrecadaram uma parcela (1,108 milhões de euros).
O FC Porto partiu acima dos 41 milhões de euros e contabilizou mais de 21 na fase de grupos, pelos resultados conseguidos e pelo apuramento para os oitavos de final.
As quatro vitórias, duas face ao Olympiacos e outras tantas frente ao Marselha, valeram 10,8 milhões de euros (quatro vezes 2,7), o empate, na receção ao Manchester City, mais 0,9, enquanto a qualificação deu aos 'dragões' 9,5.
Por LusaAvançado sueco é baixa importante para Mikel Arteta na Liga dos Campeões
Campeão europeu quer travar os bávaros, que levam 15 vitórias consecutivas
Argentino tem pubalgia
Treinador da Juventus elogiou equipa leonino e, em particular, o setor onde atua Hjulmand, alvo dos bianconeri
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar