Os EUA foram o país escolhido pela FIFA para a realização do histórico Mundial de Clubes. Recentemente o organismo que tutela o futebol mundial adotou uma nova estrutura para a competição: 32 equipas, num torneio de quatro em quatro anos. Com o novo formato, aprovado hoje no conselho da FIFA, em Kigali, no Ruanda, a competição passará a contar com 12 emblemas europeus, seis da América do Sul, quatro da Ásia, quatro de África, quatro da América do Norte, Central e Caraíbas, um da Oceânia e um do país anfitrião.
"A decisão foi tomada com base na capacidade comprovada dos Estados Unidos organizarem eventos globais", refere a FIFA em comunicado, acrescentando que a prova "permitirá maximizar sinergia com o Mundial2026", que os norte-americanos vão organizar conjuntamente com o México e o Canadá.
Gianni Infantino, presidente da FIFA, considerou que "os EUA são o anfitrião ideal para dar início a um novo torneio global", e acrescentou: "daqui a dois anos, os adeptos de todo o mundo vão levar a sua paixão e energia para os Estados Unidos, o que será um marco significativo na nossa missão de tornar o futebol verdadeiramente global".
Os clubes com o lugar já assegurado são Chelsea, Real Madrid, Manchester City (UEFA), Palmeiras, Flamengo (CONMEBOL), Al-Hilal, Urawa Red Diamonds (AFC), Al-Ahly, Wydad Casablanca (CAF), Monterrey, Seattle Sounders e Club León (CONCACAF).
Desta forma, os EUA vão receber três competições mundiais no espaço de três anos: o Mundial de futebol em 2026, a Copa América em 2024 e o Mundial de Clubes em 2025.
Por Record com LusaClube brasileiro ganha bilhete na condição de campeão sul-americano
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Treinador português quer lançar novos jogadores