Thomas Delaney, um dos heróis da Dinamarca no jogo dos quartos-de-final do Europeu, frente à República Checa, é daltónico. O médio de 29 anos, que joga no Borussia Dortmund, foi um dos poucos futebolistas ao nível mundial a assumir o problema, pois a maioria teme que o daltonismo possa diminuir o seu valor de mercado.
Uns dias antes do Mundial da Rússia, Delaney telefonou para a rádio 'DR P3' com vista a dar o seu apoio a um adepto que contou ter tido problemas para distinguir as camisolas durante o particular entre a Dinamarca e o México. "O meu nome é Thomas. Sou daltónico e isso acontece. No outro dia em campo era difícil ver quem era da minha equipa e quem era o adversário", disse então o futebolista. Ninguém sabia exatamente de quem se tratava, até que, no mesmo direto, lhe perguntaram: "Em que equipa jogas?" Delaney explicou: "Na seleção dinamarquesa."
Tornou-se depois num símbolo para os 350 milhões de daltónicos que há no Mundo, conforme conta o jornal 'Marca', que cita Kathryn Albany-Ward, fundadora da organização britânica 'Consciência sobre os Daltónicos', à BBC: "É o primeiro jogador de elite no ativo que o reconhece publicamente. Não sei se sabem o que isto significa. A maioria não diz nada porque temem que isto afete o seu valor."
Delaney confessou à agência DPA que tem maiores problemas para distinguir o vermelho do verde. "É difícil de descrever. É como ver diferentes tonalidades da mesma cor. Habitualmente jogamos com calções diferentes mas desta vez [referindo-se ao Dinamarca-México] ambos eram brancos, o que complicou ainda mais. O que fiz foi fixar-me apenas nas caras, mas tinha de o fazer rápido para não perder a bola. Quando as pessoas estão próximas dá para distinguir, mas quando o ritmo é elevado e eles estão mais longe, é difícil."
A Dinamarca vai jogar com a Inglaterra, quarta-feira, em Wembley, nas meias-finais do Europeu.
Por RecordUm dos heróis no socorro ao médio no Dinamarca-Finlândia, do Euro'2020, diz que momento dificilmente sairá da sua memória
Médio sofreu paragem cardíaca no Euro'2020 e vai realizar novos exames; fase inicial da recuperação deve ocorrer na Dinamarca
Árbitro internacional inglês admitiu que foi "sem dúvida a situação mais difícil" da sua carreira
Avançado dinamarquês vai lançar um documentário onde, entre outros temas, fala do que sucedeu ao colega de seleção
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo