A Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) votou esta terça-feira a favor da manutenção do atual formato de qualificação para o campeonato do mundo de 2026, com as 10 nações a jogarem entre si duas vezes.
A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da CONMEBOL, na segunda-feira, e hoje anunciado, sendo agora transmitida à FIFA, que pretende reformar o apuramento neste continente.
Em 2026, o Mundial organizado por Canadá, Estados Unidos e México terá 48 participantes, contra 32 na edição deste ano, para a qual se apuraram quatro nações sul-americanas de forma direita, colocando outra num playoff intercontinental.
Para 2026, serão seis as vagas diretas, com o sétimo a competir no playoff, mas a FIFA pretende que as nações sejam divididas em dois grupos de cinco países, jogando um mínimo de 10 jogos cada, apurando-se os dois primeiros de cada 'poule' de forma direta, com terceiros e quartos a defrontarem-se por mais dois lugares, e uma nova eliminatórias entre os perdedores.
Para o Mundial2022, no Qatar entre 20 de novembro e 18 de dezembro, apuraram-se Brasil, Argentina, Equador e Uruguai, de forma direta, com o Peru a perder o playoff intercontinental com a Austrália.
Ricardo Fernandes atua no Samaxi, do Azerbaijão, e reconhece que selecionador vive uma situação "ingrata"
Siga todas as incidências do jogo da fase de qualificação para o Mundial'2026
Selecionador do Azerbaijão muito contestado após goleada (0-5) na Islândia
Médio do Sporting saiu ao minuto 77 e terça-feira já vai marcar presença na Academia
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995