As declarações de José Mourinho provocaram mal-estar no seio da Seleção portuguesa. Entre a comitiva considera-se que Mourinho deveria ter sido mais contido nos comentários depreciativos que fez sobre Pepe, em nome da estabilidade que a Seleção procura ganhar depois de uma derrota tão penalizadora como a que sofreu com a Alemanha.
Acresce que é conhecido o mau relacionamento que existe entre Pepe e Mourinho, que se agravou na parte final do ciclo do treinador no Real Madrid, pelo que a interpretação feita no seio da Seleção é de um conflito que está latente e que a qualquer momento pode conhecer (mais) episódios deste género.
São recordadas aliás palavras de Mourinho a classificar Pepe como “um jogador agressivo mas leal”, quando, então, ambos conviviam saudavelmente no Real.
Entre as paredes do balneário da Seleção, Pepe tem o respeito e carinho dos companheiros e restante staff federativo, sendo sublinhado, aliás, o facto de o central ser um dos jogadores com mais internacionalizações desde que em agosto de 2007 adquiriu a nacionalidade portuguesa.