FIFA abre procedimento à Sérvia por "má conduta" frente à Suíça
Nas bancadas foram ouvidos gritos anti-Kosovo, nas bancadas onde estavam apoiantes sérvios, e várias ofensas verbais a Shaqiri

A FIFA anunciou esta segunda-feira a abertura de um procedimento disciplinar à seleção da Sérvia por alegada má conduta de jogadores e adeptos no jogo contra a Suíça, próxima adversária de Portugal, no Mundial'2022.
O organismo que gere o futebol mundial não especificou quais os incidentes ocorridos no estádio 974, em Doha, na sexta-feira, durante o encontro da última jornada do Grupo G, que os helvéticos venceram por 3-2 e garantiram o segundo lugar da 'poule' e a presença nos 'oitavos'.
A FIFA, que está a investigar alegados casos de "má conduta de jogadores e dirigentes" e atos de discriminação, também não deu qualquer indicação sobre a data para o anúncio de uma eventual sanção, que só poderá ser aplicada em março, no próximo encontro oficial da Sérvia, de qualificação para o Euro.
No centro da tensão estiveram os futebolistas suíços Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri, autor do primeiro golo, ambos com raízes étnicas albanesas e laços familiares com o Kosovo, que declarou a independência da Sérvia em 2008, algo que Belgrado não reconhece.
Nas bancadas do estádio 974, em Doha, foram ouvidos gritos anti-Kosovo, nas bancadas onde estavam apoiantes sérvios, e várias ofensas verbais a Shaqiri.
Em 2018, as duas seleções, num jogo da fase de grupos do Mundial da Rússia, protagonizaram incidentes igualmente relacionados com a independência do Kosovo.
Em Kaliningrado, depois de marcarem os dois golos com que os suíços venceram o encontro (2-1), Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri fizeram com as mãos o símbolo de um pássaro, em menção à bandeira da Albânia, como apoio ao reconhecimento da independência do Kosovo, acabando mais tarde por serem multados pelos gestos.
A Suíça defronta na terça-feira a seleção portuguesa, em jogo dos oitavos de final do Campeonato do Mundo, agendado para as 22H00 locais (19h00 em Lisboa), em Lusail, num encontro que será dirigido pelo mexicano César Ramos.