1/5
"Uma grande oportunidade". É desta forma que Álvaro Pacheco encara o novo desafio da sua carreira profissional que agora vai arrancar no Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Na manhã deste domingo, de partida para o Brasil, o agora ex-treinador do V. Guimarães falou aos jornalistas das suas expectativas.
"Vou treinar o gigante da colina, um grande clube brasileiro e mundial. Para mim, é um orgulho muito grande, vou com muita vontade de trabalhar. É um clube que vai voltar a ser gigante e quer fazê-lo o mais rapidamente possível. Vou com uma vontade muito grande de trabalhar, de ajudar o Vasco a ir para os patamares que merece e regressar àquilo que é o mais importante, momentos e decisões", afirmou no aeroporto Francisco Sá Carneiro.
O que conhece do plantel do Vasco? "É uma mistura muito grande, de jogadores experientes e jogadores jovens com muito potencial. Vejo ali muito potencial. Neste último jogo viu-se a solidariedade, o companheirismo, a capacidade que eles tiveram de lidar com uma adversidade do jogo anterior em casa e uma grande resposta. Vejo um grupo com muito potencial, com muito carácter e vou com muita ilusão de juntos sermos capazes de escrever uma página bonita pelo Vasco".
Clube que tem historicamente ligações a Portugal. Está ciente disso? "Sim, claramente. Sei que foi um grupo que foi fundado por portugueses e brasileiros, em 1898, tem uma história muito ligada a Portugal. Sei também a sua história contra o racismo, contra a desigualdade, aquilo que o clube vascaíno, o clube gigante da colina tem feito ao longo do seu percurso, sei que é um clube que já foi quatro vezes campeão brasileirão, ganhou uma Copa do Brasil, uma Libertadores... Nestes últimos períodos tem passado por altos e baixos e desde 2020 regressou ao Brasileirão, portanto, estou ciente da sua grandeza, daquilo que é a sua exigência, daquilo que é a sua torcida e apaixonada e o amor que também têm pelo clube. Vou com muita vontade de unir o clube para ir em busca daquilo que são os grandes objetivos do clube".
Já conversaram consigo sobre o possível regresso de Philippe Coutinho? "Não. Temos falado de muitas coisas, como devem calcular, foi tudo uma mudança muito rápida e houve assuntos mais importantes que tivemos que resolver, mas aquilo que posso dizer é que o percurso e o currículo do Philippe Coutinho fala por si. É um jogador super experiente, que tem uma carreira fantástica, que já passou pelo Vasco, portanto, se vier, será muito bem-vindo pelos adeptos, pela comissão técnica e acredito também pela administração".
Vai ao jogo com o Fortaleza [jogo para a Taça do Brasil]? "Penso que não foi permitido, mas vou estar presente, vou assistir, vou dar força para irmos em busca daquilo que eu acho que é um grande objetivo, continuarmos na Copa".
Treinadores portugueses no Brasil. "O futebol é global. O treinador português tem que estar preparado para ir para o mundo, como também Portugal está preparado para receber qualquer treinador e acho que o futebol está mesmo isso. Falando em treinadores, para me despedir, quero dar os parabéns ao Rúben [Amorim] pela conquista, acho que foi merecido, foi sem dúvida a melhor equipa do campeonato, dar também os parabéns ao Vasco e ao Tiago pela subida de divisão e dar uma palavra aos Chaves e principalmente ao Vizela: que regressem rapidamente ao primeiro patamar, porque é um clube que merece estar junto dos grandes".
Avançado brasileiro sofreu uma lesão no músculo femoral da perna esquerda
Canarinha fecha ano com igualdade num jogo em que Paquetá falhou um penálti
Jornalista Jorge Nicola avalia rendimento do atacante ex-Benfica na equipa de Neymar
Anúncio oficial deverá ser feito na quarta-feira, dia em que se celebra o aniversário do milésimo golo do 'Rei'
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher