Cristiano fez carreira em Portugal e começou por dar nas vistas no Paços de Ferreira, clube que representou durante quatro temporadas e meia. Depois de mais época e meia nos gregos do PAOK, o avançado brasileiro cativou os responsáveis do Sporting que o contrataram em 2010/11 - fez apenas cinco aparições pela equipa principal dos leões.
Mais de cinco anos depois, com apenas 32 anos de idade, o futebolista já não pisa os relvados depois de ter pendurado as chuteiras no final de 2014. Razão? Cristiano "aceitou Jesus" e tornou-se pastor no Brasil.
"Aposentei-me porque tinha acabado de aceitar Jesus. Comecei a reconciliar-me com Cristo ainda na Europa. Quando cheguei ao Amazonas, fiquei ainda mais perto do senhor e afastei-me dos pecados carnais. Arrependo-me de ter um dia ficado distante do Senhor pelas coisas do Mundo... Mas voltei para o caminho do Senhor e hoje estou feliz comigo. Hoje eu vivo para a igreja", refere o também ex-V. Setúbal e Beira-Mar em declarações transcritas pelo site CenárioMT.
Cristiano teve a possibilidade de voltar a jogar mas o próprio garante que a religião é o que mais importa agora. "Não estou triste porque me aposentei. Aposentei-me por vontade de Deus. Eu tinha uma proposta para voltar à Europa, ir para outro lugar, mas optei por ficar por aqui. Acredito que a vontade de me aposentar deveu-se muito à qualidade do futebol amazonense. Tinha coisas que não me agradavam, muito amadorismo. Isso afastou-me mais do campo", apontou o jogador que terminou a carreira ao serviços dos brasileiros do Manaus.
Por Flávio Miguel SilvaPiero Ausilio desmentiu informações veiculadas na imprensa italiana, em entrevista ao 'Corriere dello Sport'
Votação levada a cabo pelo leitores do 'GloboEsporte'
Antigo guarda-redes do Flamengo assassinou a mãe do jovem que agora atua nos sub-15 do Botafogo
Agente português confia muito nas capacidades do brasileiro
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida
Treinador do Lyon recorda sonho de trabalhar em Inglaterra e faz reflexão sobre o que é ganhar
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça