A Portuguesa de Desportos foi condenada na quarta-feira a uma multa de 50 mil reais (16 mil euros) devido ao abandono da partida com o Joinville, da segunda divisão do campeonato brasileiro, a 18 de abril.
O Tribunal Superior de Justiça Desportiva (STJD) multou também o presidente do clube, Idílio Lico, em 100 mil reais (32,6 mil euros), e o seu filho Marcos Lico, que acompanhava a partida, em 80 mil reais (26 mil euros), tendo ambos sido suspensos por 240 dias. O treinador, Argel Fucks, antigo jogador do FC Porto e do Benfica, foi afastado por quatro partidas.
A equipa de São Paulo deixou o terreno de jogo, devido a uma decisão judicial provisória que impedia a realização da partida e a participação da Portuguesa na série B, após a ação de um adepto da Lusa, que considerava irregular a despromoção da equipa para a segunda divisão, no campeonato de 2013.
A Portuguesa terminou o campeonato fora dos quatro postos de descida em 2013, mas o STJD brasileiro retirou-lhe quatro pontos, que lhe custaram a despromoção, alegando a utilização irregular do jogador Héverton na última jornada.
Os adeptos da Portuguesa apoiam-se numa contradição para tentar reverter a decisão: o "Estatuto do Torcedor", uma lei federal e soberana, prevê que a CBF notifique os clubes das suspensões, enquanto o Código Brasileiro da Justiça Desportiva não contempla essa obrigatoriedade. No caso em questão, a equipa não foi notificada.
Treinador não acredita na vitória da canarinha no Mundial'2026
Citado pela 'ESPN Brasil', Hugo Cajuda sublinhou o compromisso do técnico com o Verdão
Patrick Vieira decidiu terminar a carreira aos 33 anos
Contratado ao Casa Pia em fevereiro, o português tem estado em evidência no Brasil e faz uma balanço muito positivo
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano