1/5
Os dois futebolistas que partilharam o prémio de melhor do Mundo na última década coincidiram em Espanha desde 2009 até agora. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi fizeram as delícias dos adeptos do futebol batendo-se um contra o outro nos relvados espanhóis, 'desafiando-se' semana após semana, numa superação constante.
Com a ida do português para a Juventus, termina uma rivalidade de ouro - no que respeita, pelo menos, à proximidade - e é hora de balanço. Afinal, quem saiu por cima neste período?
A principal conclusão a retirar passa pela proximidade entre os dois numa corrida apertada em que Messi começou melhor e Ronaldo finalizou em grande estilo, ambos também impulsionados pelas conquistas de Barcelona e Real Madrid, respetivamente. O argentino conseguiu mais títulos, individuais e coletivos, e fez mais golos, mas o português obteve uma melhor média de golos; o camisola 10 blaugrana conquistou mais uma Bola de Ouro neste período (cinco contra quatro) mas o craque merengue triunfou em quatro das últimas cinco edições.
Em suma, os números dão margem para interpretações diferentes, até pela subjetividade inerente a um tema onde a tónica é... o desacordo.
Integrante dos ‘Galáticos’ acredita nas qualidades do brasileiro
Merengues consideram que foi uma "falta de respeito"
Craque do Barcelona deixa provocação ao rival a dois dias do grande duelo
Jovem craque brasileiro elaborou lista de critérios para novo clube
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
James Tavernier deixa críticas aos colegas após desaire com o Brann (0-3)