O Saint-Etiénne, um dos clubes históricos e mais titulados do futebol francês, empatou este domingo a dois golos em Metz, após prolongamento, na segunda mão do playoff de promoção, assegurando o regresso à Liga principal dois anos após ter descido.
Os verde e brancos, que na primeira mão em casa tinham vencido por 2-1, estiveram a perder por 2-0, mas conseguiram reduzir para 2-1 no tempo regulamentar e marcar o golo do empate a três minutos do final do prolongamento.
O Metz enfrentou bem cedo uma adversidade com a expulsão, por vermelho direto, do extremo senegalês Pape Diallo, mas nem isso inibiu a equipa não só de abrir o marcador aos 17 minutos, pelo médio senegalês Lamine Camara, como de ampliá-lo, aos 25, pelo avançado georgiano Georges Mikautadze, na execução de um penálti.
O Saint-Etiénne reduziu aos 35 minutos, pelo lateral esquerdo Leo Petrot, mas, não obstante a superioridade que deteve na posse de bola, não conseguiu o almejado golo que lhe daria a subida dentro do tempo regulamentar.
Seria já bem perto do final do prolongamento que o Saint-Etiénne lograria esse golo, aos 117 minutos, pelo avançado senegalês Ibrahima Wadji, consumando a subida ao escalão principal de um clube que tem no seu histórico 10 títulos de campeão de França.
A equipa verde e branca ganhou direito a disputar o playoff de subida com o Metz, antepenúltimo classificado da Liga francesa, por ter ficado em terceiro lugar na Ligue 2, atrás do Auxerre e do Angers, primeiro e segundo classificados, respetivamente, que ascenderam diretamente.
O Saint-Etiénne tinha descido ao segundo escalão na época de 2021/22, depois de 18 anos consecutivos na Ligue 1, desde que subiu na época de 2003/04.
É um clube histórico de França e um dos mais titulados, somando 10 títulos de campeão, seis Taças de França, cinco Supertaças, uma Taça da Liga e três títulos de campeão da Ligue 2, sendo que apenas o Paris Saint-Germain, que recentemente se sagrou campeão de França, conta com mais títulos, 12.
O Saint-Etiénne dominou o futebol francês nas décadas de 60 e 70, tendo sido tetracampeão (1966/67, 1967/1968, 1968/1969 e 1969/1970) e tricampeão (1973/74, 1974/75 e 1975/76).
Por LusaPau Víctor marcou o golo, num jogo em que a reação do Nice na 2.ª parte esbarrou em Hornicek
Internacional francês de 23 anos tem brilhado forte no Bayern
Bracarenses conquistam primeiro triunfo em solo francês
Unai Simón nega golos ao campeão europeu, num duelo entre os próximos adversários do Sporting
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana