O Comité Disciplinar da Ligue 1 (FPR), órgão que tutela o futebol francês, anunciou esta quarta-feira que convocou o PSG e quatro dos seus jogadores - Ousmane Dembélé, Randal Kolo Muani, Layvin Kurzawa e Achraf Hakimi - para responder por cânticos que proferiram no final do jogo na vitória frente ao Marselha (4-0).
Após o triunfo da equipa pariense no 'Le Classique', relativa à sexta jornada da Ligue 1, os jogadores em questão foram apanhados a proferirem cânticos ofensivos contra os adeptos do Marselha, incluindo: "Marselheses, que se f... as vossas mães".
Nesse sentido, os jogadores convocados vão ter de participar na próxima reunião do Comité Disciplinar da LFP, que terá lugar no dia 5 de outubro, um dia após o confronto frente ao Newcastle a contar para a segunda jornada do grupo F da Liga dos Campeões, para se defenderem e tentarem evitar uma possível sanção pelo órgão.
No caso de penalização, a mesma poderá implicar a suspensão dos atletas por um jogo, tal como aconteceu em 2011 com Taiye Taiwo, que na altura, após vitória do Marselha (a sua equipa) contra o Montpellier, proferiu cânticos insultuosos contra a equipa do PSG, acabando por ser suspenso pela FPR por um jogo.
Além dos insultos dos jogadores contra os adeptos, serão também analisados os cânticos homofóbicos de adeptos parienses durante a partida, que de resto já motivou uma reação de condenação por parte de Amélie Oudéa-Castéra, ministra dos Desportos francesa. Aqueles envolvidos, se identificados, vão ser sujeitos a diferentes sanções que incluem mesmo a possibilidade de proibição de entrar no Parque dos Príncipes por um certo período de tempo.
Hakimi marcou os dois golos dos parisienses
MVP da jornada foi o espanhol Fermín Lopez, que fez um hat trick pelo Barcelona
Líder do Paris SG não esquece as grandes figuras do passado
Campeão da Europa diverte-se na Alemanha. Nuno Mendes e Vitinha marcam e assistem
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Competição decorreu na Sérvia
Treinador português volta ao ativo um mês depois de ter deixado o cargo de selecionador de Angola