Produto das escolas do Tottenham, o guarda-redes Alfie Whiteman não teve propriamente a carreira sonhada nos spurs (ou no futebol em geral) e agora, aos 27 anos, decidiu dar uma mudança radical na sua vida. Pendurou as chuteiras no final da temporada passada e dedicou-se a algo totalmente oposto ao futebol: à fotografia.
Ao longo da sua carreira, com quatro épocas enquanto jogador de plantel principal dos spurs, Whiteman apenas fez uma partida oficial, curiosamente tendo como treinador José Mourinho. Foi em 2020, numa partida da Liga Europa diante do Ludogorets, quando entrou aos 82 minutos para o lugar de Joe Hart. De lá para cá, não mais jogou nos londrinos, tendo estado por duas vezes cedido aos suecos do Degerfors. Mas mesmo não jogando, a verdade é que finalizou a sua ligação ao clube da melhor forma, ao fazer parte do plantel do Tottenham que conquistou a Liga Europa no final da temporada passada.
A explicação da mudança de vida surge de uma forma clara. "Assinei pelo Tottenham aos 10 anos. Deixei a escola aos 16 e fui diretamente para uma vida a tempo inteiro no futebol. Quando tinha 17 ou 18 anos, pensei para mim 'é mesmo isto que quero?'. Entrar no autocarro, ir treinador, fazer o curso de ciência desportiva, ir para casa jogar videojogos... 'Não estou feliz assim', pensei, desde uma tenra idade. O estereótipo do jogador é real. É o golfe, a pochete. Eu era esse jovem jogador. Queria a pochete da Gucci e conduzir um Mercedes. Acabas por ser um reflexo uns dos outros. És um produto do ambiente. É assim que é o futebol no país. Tão longe de tudo. Vai treinar e voltas para casa e já está", explicou, ao 'The Athletic'.
E mesmo que não estivesse feliz no futebol, acabou por ser aí que descobriu que havia mais para fazer no mundo, muito por culpa da sua namorada de então. "A carreira no futebol é curta, mesmo que faças as coisas bem. Queria aprender e ganhar experiência nessas coisas das quais gostava, mas também porque desfrutava e estava rodeado de pessoas que trabalhavam em algo de que eu gostava. Estava a fazer coisas e isso inspirou-me". A ponto da tal mudança de carreira, que o levou a um trabalho com a Somesuch, um dos estúdios mais importantes do Reino Unido e que normalmente trabalha em várias campanhas de relevo na publicidade.
Alfie Whiteman pendurou as luvas e decidiu uma mudança radical na vida
Record falou com jornalistas ingleses sobre a evolução do técnico português
Treinador do Manchester United visa Sean Dyche, que há bem pouco tempo afirmou que ganharia mais jogos nos red devils do que o português
Antigo médio do Manchester United revelou que a sua prioridade são as rotinas diárias de Aiden, o seu filho mais novo
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo