O Everton, clube 17.º classificado na Liga inglesa de futebol, informou esta qu que suspendeu todos os contratos de patrocínio com o magnata russo Alisher Usmanov, face à invasão russa à Ucrânia.
"Todos no Everton continuamos em choque e triste com os terríveis acontecimentos que decorrem na Ucrânia [...]. O clube pode confirmar que suspendeu, com efeito imediato, todos os acordos comerciais de patrocínio com as empresas russas USM, Megafon e Yota", refere o clube na sua página oficial.
Alisher Usmanov, considerado um dos homens mais ricos da Rússia e próximo de Vladimir Putin, é um dos principais acionistas das referidas empresas, nas áreas das tecnologias e das telecomunicações.
Antigo acionista do Arsenal, entre 2007 e 2018, Usmanov, de 68 anos, tornou-se um dos principais patrocinadores dos 'toffees', adquiridos em 2016 pelo iraniano Farhad Moshiri, e o centro de estágios do clube foi rebatizado com as siglas do USM.
"Esta situação trágica tem de terminar o mais rapidamente possível, qualquer perda de vidas deve ser evitada", refere o clube, manifestando o total apoio de futebolistas, equipa técnica e funcionários ao seu jogador Vitalii Mykolenko e família.
Usmanov, que tinha ainda direito de opção de 30 milhões de libras (36 milhões de euros) para dar o nome de uma das suas empresas ao futuro estádio do Everton, foi também afastado na terça-feira da presidência da Federação de Esgrima.
A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.
Avançado português, de 21 anos, representa o Everton desde o verão de 2023
Toffees ganharam por 3-2
Campeão da última edição do Championship conquista os três pontos com um penálti de Nmecha já perto do final
Treinador reage às notícias sobre alegada discussão com avançado
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Extremo podia estar de saída do Burnley para o Besiktas
Interrogatório do Hungria-Portugal
Primeiro-ministro visitou seleção de atletismo antes da participação no Mundial