Se marcar um golo já é motivo de alegria, saiba que todos os jogadores do Portimonense têm uma espécie de prenda sempre que fazem balançar a rede adversária. Uma refeição, para si e para a sua cara-metade, no restaurante de João Monteiro, um adepto ferrenho do emblema algarvio, que não olha a meios para mimar os jogadores do clube da sua terra, que segue desde bem cedo, na altura por influência do seu pai.
Aos 50 anos, este empresário do ramo da restauração acompanha o clube da terra desde que tem seis anos e de lá para cá a ligação não parou de crescer. "O meu pai levava-me sempre a ver os jogos do Portimonense. Ia com ele e vivia aquilo tudo com muita alegria. Estava ali no meio da bancada dos sócios, ouvia aqueles palavrões e vibrava com aquilo, não é?", diz-nos. Na altura, confessa, apenas "distinguia pelas cores da camisola", já que "pouco percebia sobre o nome dos jogadores", mas assume que vibrava já de forma bastante forte pelo clube.
Vibração que, no seu entender, falta à cidade de Portimão, especialmente quando os chamados grandes visitam o emblema do Sul de Portugal. "Penso que deviam vibrar mais… Viu-se agora no jogo com o Benfica, chocou-me bastante ver filhos de Portimão a apoiar o Benfica e não o clube da terra deles", lamentou, revelando depois que na sua família é tudo adepto do Portimonense.
Ora, para lá de "alegrar" o apetite dos jogadores, João Monteiro também quer que estes estejam sempre na moda. Por isso, sendo também dono de uma barbearia, há igualmente serviço especial para os heróis do Portimonense. "Sempre que queiram cortar o cabelo, os jogadores sabem que fica por nossa conta", revela.
E se esse duelo marcou pelo que se passou extrajogo, houve outro momento que para sempre ficará na memória de João Monteiro: os duelos europeus com o Partizan, em 1985/86, referentes à Taça UEFA. Os algarvios até venceram em casa, na primeira mão, por 1-0, mas acabariam afastados em face da goleada sofrida na ex-Jugoslávia, por 4-0.
» Por questões profissionais, só acompanha os jogos do Portimonense em casa. Nunca viu um jogo longe de Portimão.
João Monteiro, Portimonense SC
Márcio Teixeira, Moreirense FC
Joaquim Vareiro, Rio Ave FC
Ana Fernandes, CF Os Belenenses
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Triunfo indiscutível por 5-0
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Morgan Rogers (3'), Watkins (11') e Saka (20') fabricaram o triunfo inglês por 3-0