O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Fernando Gomes, admitiu esta quinta-feira que gostaria de um "investimento superior" do Governo português nos Centros de Alto Rendimento (CAR), mas mostrou compreensão face às "limitações do próprio país".
"Ficou perfeitamente definido qual era cada um dos valores e, portanto, para os Centros de Alto Rendimento ficou claramente definido que eram 10 milhões. Se me pergunta se é pouco ou gostaria de mais, é óbvio que todos nós gostaríamos que esse investimento fosse superior para que esses centros fossem de uma excelência excecional, mas sabemos obviamente das limitações que o próprio país tem em termos das suas capacidades de investimento", afirmou o dirigente.
Fernando Gomes foi o anfitrião da cerimónia de assinatura de contratos para a reabilitação e apetrechamento dos Centros de Alto Rendimento (CAR), que mobilizam 10 milhões de um pacote total de 65 milhões de euros contratualizados entre o Governo português, o COP e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), no âmbito da operacionalização do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2024-2028, e enalteceu o esforço do Estado nessa matéria.
"É um investimento significativo que o Governo decidiu no ano passado fazer nos Centros de Alto Rendimento. Vamos tentar aproveitá-lo e rentabilizá-lo o melhor possível para que os atletas, na prática, beneficiem desse investimento pela melhoria das condições que têm para fazer a sua preparação", prometeu ainda o responsável máximo pelo olimpismo português.
O evento decorreu na sede do COP, em Lisboa, e consistiu na assinatura dos contratos referentes aos CAR localizados na Maia, Viana do Castelo e Vila Real de Santo António, enquanto relativo ao CAR do Pocinho, também previsto para esta quinta-feira, passará para data posterior.
O contrato relativo à requalificação do CAR da Maia foi assinado pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, cabendo mais tarde o mesmo procedimento ao município e também à Federação de Ginástica de Portugal, enquanto no que respeita a Viana do Castelo e Vila Real de Santo António foram os autarcas locais, Luís Nobre e Álvaro Palma de Araújo, respetivamente, a fazê-lo.
Antes, em setembro, haviam sido rubricados os primeiros cinco contratos, correspondentes aos CAR de Anadia, Caldas da Rainha, Golegã, Montemor-o-Velho e Rio Maior (Desmor) e, posteriormente, também os CAR de Nazaré, Peniche, São Jacinto (Aveiro), Vila Nova de Gaia e Vila Nova de Foz Coa serão abrangidos num processo de requalificação do qual se exclui o CAR do Jamor face a ser gerido diretamente pelo IPDJ.
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