Em ano de Jogos Olímpicos, o desporto espanhol vive um período de incerteza por conta de um escândalo relativo ao sistema antidoping do país, depois das revelações feitas pelo 'Relevo', que davam conta de conduta imprópria por parte da agência nacional (CELAD) nos últimos cinco anos. Casos positivos ocultados, notificações atrasadas para que os atletas não fossem suspensos e até mesmo exceções médicas atribuídas de forma retroativa para 'mascarar' controlos adversos. Muito foi revelado por essa investigação e agora a WADA veio mesmo a público tomar uma posição forte.
Através de comunicado, a entidade máxima do sistema antidoping mundial assegura estar a seguir há vários meses os "problemas relacionados com o CELAD, incluindo várias questões relacionadas com testes e gestão de resultados" e garante ter feito uma advertência para que haja avanços urgentes nos casos que se encontram de momento parados. Na mesma nota, o organismo mostra-se preocupado com a forma como a lei antidoping é gerida em Espanha e deixa a entender que irá pedir uma alteração da mesma, de forma a ficar conforme os pressupostos internacional. É ainda apontada a ocorrência de vários resultados adversos em outubro, que não foram declarados, o que poderá levar a eventuais investigações.
Por outro lado, no mesmo comunicado a WADA dá voz ao presidente do organismo, que se mostra bastante crítico. "Estamos há muito tempo bem a par dos problemas graves do sistema antidoping espanhol. Estou desapontado com a falta de cooperação do CELAD na tentativa de melhorar o sistema para os atletas espanhóis. O facto de haver casos positivos que não foram geridos de forma atempada, apesar do regular seguimento da WADA, é algo inaceitável", assume Witold Banka, numa declaração na qual promete uma investigação a todas estas matérias, com uma certeza: "Se não houver uma gestão rápida e eficaz, haverá consequências significativas para o desporto espanhol."
O que está em causa
We issued a statement following recent media reports on allegations concerning the National Anti-Doping Organization of Spain. We strongly reject the implication that we would ever turn a blind eye to any valid cases. All cases have been repeatedly followed up and some are still…
Por Fábio LimaPatrick Dumont fala da "atração global" do basquetebol em todo o mundo
Mais uma grande iniciativa do nosso jornal
Português dominou o brasileiro Jhonata Diniz
Equipa verde e branca conquista quinto troféu
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos