A entrada da canoísta Maria Rei aumentou a representação portuguesa para 210 atletas nos Jogos Europeus em Cracóvia, na Polónia, entre 21 de junho e 2 de julho, anunciou esta quarta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP).
O COP explicou, em comunicado, que a presença de Maria Rei permite acrescentar ao programa português a competição de K4 500 metros feminino, subindo para 15 o número de atletas lusos que vão estar presentes nas provas de canoagem de velocidade.
Maria Rei vai estar acompanhada por Teresa Portela, Francisca Laia e Joana Vasconcelos na prova de K4 500.
Antes já tinham sido divulgados os outros 14 canoístas selecionados, entre os quais se destaca o regresso de Fernando Pimenta, medalha de bronze olímpica em K1 1000 metros em Tóquio2020, ao K4, juntamente com Emanuel Silva, com quem conquistou a prata em K2 1.000 em Londres2012.
Fernando Pimenta, que vai ainda competir em K1 500, e Emanuel Silva vão estar acompanhados na embarcação por Kevin Santos, que vai alinhar ainda no K2 200 misto com Francisca Laia, e David Varela, em detrimento de João Ribeiro e Messias Baptista, que estiveram nesta categoria em Tóquio2020 e foram relegados para K2 500.
Entre os 'eleitos' para as provas de canoagem de velocidade constam ainda Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Beatriz Fernandes, Inês Penetra, Marco Apura, Bruno Afonso e Hélder Silva.
O COP revelou ainda os nomes dos oito representantes de Portugal no ténis, com Fu Yu, Jieni Shao, Inês Matos e Matilde Pinto na equipa feminina, e João Geraldo, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia na masculina.
Está confirmada a presença de atletas lusos em 23 das 30 modalidades, nas competições de andebol de praia, atletismo, badminton, boxe, breaking, BTT, canoagem slalom, canoagem de velocidade, esgrima, futebol de praia, judo, karaté, muaythai, natação artística, padel, pentatlo moderno, râguebi 'sevens', teqball, taekwondo, ténis de mesa, tiro, tiro com arco e tiro com armas de caça.
Em competição, na Polónia, vão estar cerca de 7.000 atletas de 48 comités olímpicos nacionais, numa competição multimodalidade que vai consagrar os campeões europeus de várias modalidades, como atletismo (por equipas), badminton, canoagem slalom e velocidade, ciclismo (BMX freestyle e BTT), esgrima, judo (equipas mistas), natação (saltos para a água), pentatlo moderno e teqball.
Nas anteriores edições, em Minsk2019 e Baku2015, Portugal conquistou três medalhas de ouro em cada uma das edições, num total de 25 medalhas, 15 na capital bielorrussa e 10 na azeri.
Por LusaDecisão marca para domingo em Roterdão
Minhotos vencem por 82-81 nos oitavos de final
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Esta espécie de monovolume assume-se como um verdadeiro laboratório de ideias
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana