Portugal venceu (30-25) este sábado a Croácia e saiu incólume da fase de grupos (D) do Mundial de sub-21, transitando para a Main Round 2 com o pleno de pontos (2), enquanto a turma dos Balcãs (0) também seguiu em frente.
As duas equipas vão encontrar na próxima fase Suécia e Japão (apurados do Grupo C), esta segunda e terça-feira, novamente na Arena Sosnowiec, na Polónia, com a Seleção a apresentar-se como forte candidata à conquista de medalha, estando à procura de apuramento para os quartos de final.
O jogo com a Croácia não começou bem, com Portugal a chegar em desvantagem ao intervalo (11-13), mas a 2.ª parte foi dominada pelas quinas, designadamente ao nível defensivo, com o guarda-redes Diogo Rêma, pela primeira vez titular depois das vitórias frente a Argélia e Canadá, a brilhar, com 10 defesas (33% de eficácia).
No ataque, os pupilos de Carlos Martingo foram consistentes, com muitas soluções, destacando-se o pivô Ricardo Brandão, com 6 golos (86%) e José Ferreira (5 e 83%).
O selecionador Carlos Martingo gostou do que viu: "A Croácia na primeira parte foi claramente superior, entrou com outra intensidade e ritmo no jogo, enquanto que nós não entrámos verdadeiramente bem no jogo, tivemos muitos problemas. Apesar disso conseguimos ir para o intervalo completamente dentro do jogo, com dois golos atrás da Croácia e penso que fizemos uma segunda parte de grande qualidade, de grande intensidade defensiva, com toda a gente a ajudar na defesa. No ataque fomos resolvendo os problemas e penso que, no final, apesar da diferença não ser justa para a Croácia neste jogo, no cômputo geral merecemos claramente a vitória e fizemos 30 minutos de alto nível.”
Por Alexandre Reis
Dragões triunfam por 35-26 na 6.ª jornada do campeonato
Minhotas voltaram a perder em casa com o Westfriestland
Leões batem Arsenal da Devesa na 6.ª jornada do campeonato
IK Sävehof venceu por 29-27 na Luz
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Candidato a ‘vice’ – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes, o ex-basquetebolista salienta que as equipas do Benfica “têm de ganhar mais”
Em apenas dois anos, o jovem central deu um salto de gigante na carreira e passou da equipa de reservas do River Plate para a albiceleste
Milan-Como e Villarreal-Barcelona são as exceções
Entrevista ao candidato a ‘vice’-presidente – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes
Euforia no Aeroporto Humberto Delgado