O Tribunal de Paris adiou esta segunda-feira, pelo menos até junho, o julgamento de Lamine Diack, antigo presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), devido a problemas processuais.
A presidente da 23.ª secção do Tribunal de Paris, Rose-Maria Hunault, anunciou que o julgamento ia ser adiado, pouco depois de ter arrancado, por ter recebido "muito recentemente" informações resultantes de uma investigação pedida em 2016, sem que tenha surgido uma resposta até agora.
Os documentos foram recebidos "fisicamente hoje de manhã", disse um dos advogados de acusação, Arnaud de Laguiche, e não foram ainda analisados, pelo que a juíza se decidiu pelo adiamento em pelo menos seis meses.
Entre os novos elementos está uma audição ao filho de Lamine Diack, Papa Massata Diack, também arguido, que trabalhou como consultor de marketing na IAAF, e que se refugiou em Dakar e nunca tinha respondido às autoridades francesas.
O caso em torno do senegalês diz respeito a acusações de um sistema de corrupção que tinha como propósito proteger atletas russos dopados, afetando o antigo líder da IAAF entre 1999 e 2015.
Com 86 anos, Diack é acusado de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e crime organizado, podendo enfrentar o pagamento de multas avultadas e até 10 anos de prisão efetiva.
Por LusaEvento feminino de trail decorre no Algarve a 1 de novembro
Evento leonino realiza-se a 16 de novembro
Foi medalha de bronze na mesma distância nos Jogos Paralímpicos Paris'2024
Atleta português assume que o principal objetivo era voltar a competir
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Treinador apontou que "tudo pode acontecer" sobre o próximo destino, quando questionado sobre se iria para a Arábia Saudita
Entrevista ao candidato a ‘vice’-presidente – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes
Equipa sub-20 está a disputar o Campeonato do Mundo