A atleta portuguesa Marta Pen, especialista em 1.500 metros, revelou esta terça-feira nas redes sociais que foi diagnosticada com cancro de mama. A meio-fundista do Benfica, de 30 anos, contou que já foi operada com sucesso e que está a "recuperar sem problemas", embora reconheça ainda ter "alguns desafios pela frente". "Sinto-me positiva, presente e em paz", garantiu.
Leia a publicação da atleta na íntegra:
"Não tinha a certeza de como ou quando queria fazer este post, mas sabia que queria partilhar a nota que escrevi no dia em que fui diagnosticada com cancro da mama.
Não estava com medo, não fiquei sem chão. Senti-me amada e forte. Não entrei em pânico, estava calma e focada no que realmente era importante para mim. Fiz planos e, mais importante, abracei a jornada em que estava.
Quando a vida fica difícil, muitas vezes questionamos porquê. A minha pergunta sempre foi: Para onde… Para onde é que a vida me está a levar?
Costuma-se dizer 'Aproveita as coisas boas'. Eu acredito que também se deve aproveitar os momentos difíceis. Como atleta, estou habituada a controlar tanto, e esta experiência lembrou-me de quão pouco controlo realmente temos. Mas está nas minhas mãos estar presente e ver as coisas como são, sem pressa ou pânico.
Podemos aprender muito com a nossa vulnerabilidade se tivermos a calma necessária para a saber ouvir…
Atualmente, numa preparação diferente do habitual, o primeiro passo - a cirurgia - correu muito bem. Estou a recuperar sem problemas, embora ainda haja alguns desafios pela frente. Apesar disso, sinto-me positiva, presente e em paz.
Continuo no meu caminho com serenidade e muito amor."
Portuguesa lançou a 19,02 metros, em Nordhausen, na Alemanha
A velocista foi apanhada em excesso de velocidade e o seu namorado acabou envolvido numa confusão
Clube de Alvalade reforça-se para a velocidade e na marcha
Antigo atleta morreu na terça-feira aos 74 anos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Ex-internacional e dirigente defendeu aposta nos jovens lusos no Congresso: "Já provaram que são melhores"
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
As contas cada vez mais positivas para o nosso país
Entidade composta por FPF, SJ, Liga Portugal, ANTF e Mesa do Plenário das ADRs apoia lesados pelas tempestades. Primeira reunião esta segunda-feira