A atleta portuguesa Marta Pen, especialista em 1.500 metros, revelou esta terça-feira nas redes sociais que foi diagnosticada com cancro de mama. A meio-fundista do Benfica, de 30 anos, contou que já foi operada com sucesso e que está a "recuperar sem problemas", embora reconheça ainda ter "alguns desafios pela frente". "Sinto-me positiva, presente e em paz", garantiu.
Leia a publicação da atleta na íntegra:
"Não tinha a certeza de como ou quando queria fazer este post, mas sabia que queria partilhar a nota que escrevi no dia em que fui diagnosticada com cancro da mama.
Não estava com medo, não fiquei sem chão. Senti-me amada e forte. Não entrei em pânico, estava calma e focada no que realmente era importante para mim. Fiz planos e, mais importante, abracei a jornada em que estava.
Quando a vida fica difícil, muitas vezes questionamos porquê. A minha pergunta sempre foi: Para onde… Para onde é que a vida me está a levar?
Costuma-se dizer 'Aproveita as coisas boas'. Eu acredito que também se deve aproveitar os momentos difíceis. Como atleta, estou habituada a controlar tanto, e esta experiência lembrou-me de quão pouco controlo realmente temos. Mas está nas minhas mãos estar presente e ver as coisas como são, sem pressa ou pânico.
Podemos aprender muito com a nossa vulnerabilidade se tivermos a calma necessária para a saber ouvir…
Atualmente, numa preparação diferente do habitual, o primeiro passo - a cirurgia - correu muito bem. Estou a recuperar sem problemas, embora ainda haja alguns desafios pela frente. Apesar disso, sinto-me positiva, presente e em paz.
Continuo no meu caminho com serenidade e muito amor."
Português entre os cinco finalistas; sueco Armand Duplantis é o grande favorito
Português vence prova em Hole, na Noruega,
Campão mundial dos 1500 metros vai permanecer de águias ao peito
Atleta amador natural de Moura em destaque na prova dos 100 km
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês