Dois anos depois de ter visto 25 metros tirarem-lhe o recorde nacional dos 10 quilómetros, Samuel Barata voltou ao palco do 'crime', em Brasov, e num percurso que se espera estar bem medido conseguiu repetir a proeza. Os 28:00 deste domingo batem o registo de Isaac Nader do início do ano e significam, acima de tudo, um regresso à competição positivo para um atleta que esteve praticamente meio ano sem competir devido a problemas físicos - essa situação fê-lo abdicar dos Mundiais de Tóquio.
"É uma sensação de felicidade por voltar à competição depois de muito tempo parado, é muito satisfatório. Foi muito duro estar muito tempo parado sem competir. Estar estes meses todos sem este bichinho, sem esta ansiedade, não foi nada fácil. Estou muito contente. Fui convidado a vir aqui a Brasov fazer os 10 quilómetros e inesperadamente - posso dizer isso... - consegui aqui um recorde nacional. Vamos esperar que seja homologado, mas tudo indica que este ano está com a distância correta. O objetivo era outro: voltar à competição, voltar a ter boas sensações. Foi muito tempo sem competir. Estou muito satisfeito. Vamos agora recuperar e voltar ao treino", disse o atleta de 32 anos, que já era recordista da meia-maratona (59:40).
"Vou fazer uma meia maratona daqui a algumas semanas. Este foi um bom prenúncio para essa meia maratona. Aí estou mais confortável, porque são ritmos mais lentos. São rápidos, mas mais lentos! Hoje arrisquei correr com o grupo da frente, a 2'45/km, e depois quebrei um pouco na parte final, mas consegui recuperar o ritmo e fazer 28:00. Na meia faz-se 2'50/km, 2'55/km. Sinto-me mais confortável, apesar de serem 21 quilómetros. O objetivo aí seria fazer próximo do meu recorde pessoal. Recorde pessoal era espectacular, mas a minha expectativa é mais baixa. Mas fazendo marca próxima ficaria super satisfeito. O treino que fiz nos últimos dois meses foi bem feito. Estive muito tempo parado, mas também deu para recuperar o corpo, sobretudo a fadiga física e mental. Apesar de ainda ter algumas dores no Aquiles. Mas agarrei o treino com muita dedicação. Quando uma pessoa se dedica e acredita, os resultados aparecem, como aconteceu hoje", frisou.
Por Fábio LimaEntrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Depois de ter sido primeiro na distância curta, agora vence prova longa
Atleta de Mangualde venceu prova em Arenzaro, na Itália
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Técnico levou o Henan FC pela primeira vez à final da prova e falou da experiência a Record
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter