Betinho Gomes reforçou as acusações de racismo a adeptos do FC Porto, durante o jogo do Benfica do passado sábado, para a Liga Betclic de basquetebol, no Dragão Arena. O extremo encarnado afirmou que tudo aconteceu no aquecimento, quando se dirigiu ao balneário e alguém gritou, várias vezes, 'preto de merda, vai para a tua terra'.
"Estávamos no meio do aquecimento antes de começar o jogo - faltavam cerca de 11 minutos, mais ou menos - quando decidi ir ao balneário. No caminho, exatamente atrás do banco de jogadores do FC Porto, um adepto grita 'preto de merda, vai para a tua terra'. Não liguei, continuei o meu caminho. Ao sair do balneário voltei a passar pelo mesmo sítio e voltaram a gritar 'preto de merda, vai para a tua terra'. Voltei a ignorar e continuei para o campo para aquecer com os meus colegas. Na altura achei que foi a melhor decisão porque tínhamos um jogo para ganhar. Decisão do qual me arrependo profundamente, porque deveria ter confrontado as pessoas que disseram aquilo, pois o jogo não é mais importante do que esta situação que tem que acabar de uma vez por todas. Não há lugar para o racismo nos pavilhões e em lado nenhum", começou por dizer, no Instagram, o internacional cabo-verdiano, que apontou ainda o dedo ao clube portista por permitir este tipo de situações e exigiu também medidas por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol e forças de segurança.
"Nada do que eu diga aqui vai mudar alguma coisa enquanto os que realmente têm o poder de fazer alguma coisa em relação a isso não o fizerem. Falo do FC Porto, que tem de identificar estas pessoas e bani-las do pavilhão e do estádio. A Federação também tem um papel importante nisso tudo, juntamente com as autoridades, porque se ficarem calados perante esta situação, que já leva anos e anos a acontecer aqui em Portugal, neste caso são igualmente racistas. Desabafo de um atleta e, mais importante ainda, de um ser humano, que ama este desporto e este país", concluiu Betinho. Recorde-se que as acusações de racismo foram feitas inicialmente pela mulher do jogador, Sofia Ramalho Gomes, também ela antiga basquetebolista.
Por RecordEntrada de leão vale subida ao 2,º lugar da Liga Betclic à 4.ª jornada
Encarnados venceram em Guimarães por 87-76
Triunfo suado dos dragões por 93-92
Poste português esteve 19 minutos em campo
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
Interrogatório do Sporting-Alverca