A seleção de basquetebol do Brasil qualificou-se esta quarta-feira para as meias-finais do torneio pré-olímipico de Split, ao vencer a anfitriã Croácia por expressivos 94-67, no segundo encontro do Grupo B.
Depois do triunfo da véspera face à Tunísia (83-57), a formação canarinha liderou o encontro face aos croatas do princípio ao fim, num embate que ao intervalo já comandava com 11 pontos de vantagem (45-34).
Bruno Caboclo, com 17 pontos e oito ressaltos, foi o jogador em maior destaque nos sul-americanos, secundado por Rafael Hettsheimeir, com 20 pontos, Leonardo Meindl, com 14, e Anderson Varejão, com 11.
Nos croatas, que vão disputar a outra vaga nas meias-finais com os tunisinos, na quinta-feira, destaque para os 16 pontos de Bojan Bogdanovic (Utah Jazz) e os 13 de Roko-Leni Ukic.
No Grupo A sediado na Croácia, o México, que tinha perdido na terça-feira por 82-76 com a Alemanha, superou hoje a Rússia por 72-64 e garantiu também um lugar nas meias-finais, pois já não pode ficar no último lugar.
Francisco Cruz, com 21 pontos, e Gustavo Ayon, com 11 pontos, sete ressaltos e seis assistências, foram os melhores da equipa 'azteca', enquanto Andrey Vorontsevich comandou os russos, com 11 pontos, oito ressaltos e seis assistências.
Na quinta-feira, a Alemanha e a Rússia lutam pela outra vaga nas meias, com os russos obrigados a vencer por oito ou mais pontos de diferença.
Em Kaunas, Angola ficou esta quarta-feira fora das meias-finais, ao perder por 50 pontos (118-68) com a Eslovénia, de Luka Doncic (Dallas Mavericks), que somou 13 pontos, nove assistências, seis ressaltos e cinco roubos de bola, em 17.02 minutos.
A Polónia, que na terça-feira tinha superado os angolanos por 83-64, e os eslovenos, campeões europeus em título, face ao triunfo de 2017, discutem na quinta-feira o primeiro lugar do Grupo B.
No Grupo A sediado na Lituânia, a Venezuela venceu hoje a Coreia do Sul por 94-80, com 16 pontos e 12 ressaltos de Michael Carrera, e está nas 'meias', quase de certeza acompanhada pela seleção anfitriã, que na terça-feira bateu os venezuelanos por 76-65.
A Sérvia, anfitriã em Belgrado, também selou as 'meias', com o segundo triunfo, face às Filipinas, por 83-76, com 25 pontos e 10 ressaltos do 'gigante' Boban Marjanovic (Dallas Mavericks) e 13 pontos e seis assistências de Milos Teodosic.
O segundo posto do Grupo A vai ser discutido, na quinta-feira, entre os filipinos e a República Dominica, enquanto, no B, a Itália e Porto Rico, apuradas após a desistência no Senegal, disputam o primeiro lugar.
Em Victoria, o anfitrião Canadá venceu a Grécia na estreia, por 97-91, no Grupo A, e, no B, a Turquia superou o Uruguai por 95-86.
O torneio pré-olímpico decorre em quatro sedes (Split, Belgrado, Kaunas e Victoria), cada qual com dois grupos. Os dois primeiros de cada grupo qualificam-se para as meias-finais, seguindo-se a final, com os vencedores a garantirem as últimas quatro vagas para os Jogos Olímpicos.
Em Tóquio'2020, o Grupo A será composto por Irão, França, Estados Unidos e o vencedor de Victoria, o B por Austrália, os vencedores de Split e Belgrado e a Nigéria e o C por Argentina, Japão, Espanha e o vencedor de Kaunas.
Por LusaBase da Seleção considera que perfomance dos linces foi muito positiva
Já a Lituânia de Jonas Valanciunas (Nuggets) enfrenta a Grécia de Giannis Antetokounmpo (Bucks) numa final antecipada
Internacional português, campeão pelos Celtics na NBA, respondeu às perguntas de Ricardo Araújo Pereira
Já Luka Doncic arrasou a Itália, com 42 pontos e 10 ressaltos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano