O australiano Luke Plapp (Jayco AlUla) venceu isolado a oitava etapa da Volta a Itália, com o italiano Diego Ulissi (XDS-Astana), outro dos muitos fugitivos do dia, a assumir a liderança da geral.
Vindo da mais numerosa fuga da jornada, o corredor de 24 anos atacou a 46 quilómetros da meta para conseguir a primeira vitória em grandes Voltas, concluindo isolado os 197 quilómetros entre Giulianova e Castelraimondo, em 04:44.20 horas, à frente do neerlandês Wilco Kelderman (Visma-Lease a Bike) e de Ulissi, segundo e terceiro a 38 segundos.
Aos 35 anos, o italiano da XDS-Astana, que já ganhou oito etapas na prova, veste pela primeira vez a camisola rosa, à frente do seu compatriota e companheiro Lorenzo Fortunato, segundo a 12 segundos. O anterior líder, o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), é terceiro a 17.
No domingo, véspera do segundo dia de descanso, o pelotão cumpre 181 quilómetros entre Gubbio e Siena, que incluem 30 quilómetros de 'sterrato', habitualmente percorridos pelos ciclistas na Strade Bianche.
Por LusaEquipa de ciclismo vai correr com o nome IPT nos Grandes Prémios do Quebeque e Montréal, para prevenir eventuais incidentes comparáveis aos que se verificam na Vuelta
Camisola vermelha perdeu 10 segundos para o ciclista português
Ciclista mexicano somou a 15.ª vitória da carreira, a 12.ª só em 2025
Português, segundo da geral, conseguiu reduzir em 10 segundos a diferença para Vingegaard na geral
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
O treinador português, de 55 anos, foi sondado pelo histórico emblema do Cairo para suceder ao espanhol José Riveiro
Primeiro-ministro visitou seleção de atletismo antes da participação no Mundial