João Almeida (Emirates) foi este sábado segundo na etapa rainha da Volta à Romandia, com final de primeira categoria, só cedendo em cima da meta para o francês Lenny Martinez (Bahrain), após isolarem-se nos últimos quilómetros da subida.
Os homens da Emirates, nomeadamente Jay Vine, vencedor da etapa da véspera, e João Almeida, tomaram conta dos últimos 10 quilómetros da subida final, com uma percentagem média de inclinação de oito por cento, ao mesmo tempo que Remco Evenepoel (Soudal) abdicava de lutar com os melhores - recorde-se que o belga só há pouco tempo iniciou a temporada -, para ajudar o colega de equipa, Junior Lecerf, que era o segundo da geral à partida para a quarta etapa. Remco acabou por terminar a tirada no 11.º lugar, a 1.29 minutos.
A quatro quilómetros da meta, João Almeida e Lenny Martinez isolaram-se, deixando para trás Jay Vine - trabalhou muito na subida - e Lorenzo Fortunato, que chegou a esta etapa em quarto da geral. O português fez quase todos os quatro quilómetros a impor o ritmo, para depois Martinez ser mais rápido na meta, ganhando ainda 10 segundos de bonificação, ficando Almeida com seis e Fortunato com quatro.
"No geral, foi uma boa etapa, a equipa fez um trabalho incrível. Estava bem, mas talvez não estivesse a cem por cento, e no final, o Lenny foi mais forte, por isso está de parabéns. Vamos com tudo amanhã para o contrarrelógio. Penso que eu e o Jay temos boas hipóteses de nos darmos bem, mas ainda precisamos de ter boas pernas e de forçar o máximo que pudermos", disse João Almeida.
À entrada para a última etapa, este domingo, um contrarrelógio de 17.1 quilómetros, o ciclista português parte no terceiro lugar (era sétimo), a três segundos de Martinez que passou a ser o novo líder. Em segundo está o italiano Lorenzo Fortunato (Astana), a dois segundos.
Já Ivo Oliveira (Emirates) é 68.º da geral e Nelson Oliveira (Movistar) 77.º.
Confira aqui as classificações.
Equipa de ciclismo vai correr com o nome IPT nos Grandes Prémios do Quebeque e Montréal, para prevenir eventuais incidentes comparáveis aos que se verificam na Vuelta
Camisola vermelha perdeu 10 segundos para o ciclista português
Ciclista mexicano somou a 15.ª vitória da carreira, a 12.ª só em 2025
Português, segundo da geral, conseguiu reduzir em 10 segundos a diferença para Vingegaard na geral
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
O treinador português, de 55 anos, foi sondado pelo histórico emblema do Cairo para suceder ao espanhol José Riveiro
Primeiro-ministro visitou seleção de atletismo antes da participação no Mundial