Direção-Geral da Educação e Federação de Ciclismo assinam protocolo de cooperação

• Foto: DR Record

O diretor geral da Educação (DGE), José Vítor Pedroso, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, assinaram esta segunda-feira, na Escola Pedro de Santarém - sob a égide do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que assistiram à cerimónia - um protocolo de cooperação institucional.

O acordo entre a DGE e a FPC visa a implementação do programa nacional ciclismo para todos nas escolas e o desenvolvimento da modalidade BTT-XCO no âmbito do Desporto Escolar. Esta parceria pretende "contribuir para a sustentabilidade ambiental e humanização das localidades, potenciando o uso da bicicleta em contexto escolar e, consequentemente, fomentar padrões de mobilidade mais seguros, saudáveis e empoderadores", estabelece o protocolo.

PUB

Outra linha orientadora do acordo entre a FPC e a DGE é a promoção da "prática de ciclismo de forma abrangente, nos diferentes aspetos em que poderá contribuir positivamente para o desenvolvimento harmonioso das comunidades escolares e, em particular, dos alunos".

A assinatura do protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Ciclismo, enquadra-se, ainda, na promoção da prática do ciclismo em contexto escolar e na utilização da bicicleta como meio de transporte ecológico e promotor da atividade física.

No âmbito da cooperação institucional entre a DGE (Desporto Escolar) e a FPC, serão criados e desenvolvidos conteúdos e recursos pedagógicos, que contribuam para sistematizar os métodos para "ensinar a pedalar", numa primeira fase, e "ensinar a pedalar/circular na via pública", numa segunda fase e em idades mais avançadas.

PUB

O protocolo prevê também a criação de núcleos de ciclismo para todos nos agrupamentos escolares, estando já previstos nos de Alapraia, Alcochete, Benfica e D. António Ataíde (Castanheira do Ribatejo), nos quais foi já desenvolvido trabalho nesta área.

O acordo vai ainda permitir a participação em corridas dos calendários nacionais e regionais da Federação Portuguesa de Ciclismo aos jovens praticantes de BTT-XCO no Desporto Escolar.

A assinatura do protocolo proporcionou uma manhã de festa velocipédica na Escola Pedro de Santarém. Entre as 10h00 e as 12h30, os alunos participaram em demonstrações e gincanas, entre as quais se incluem atividades com a unidade de multideficiência da Escola de 1.º Ciclo Arquiteto Ribeiro Telles.

PUB

Por João Lopes
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Desporto Escolar

Federação Portuguesa de Futebol apresenta projeto de promoção da prática desportiva entre os mais jovens

Com vista ao combate do sedentarismo, à mudança de mentalidades e ao incentivo da brincadeira, jogar à bola e praticar desporto, Fernando Gomes anunciou o objetivo de alargar o projeto às mais de 3500 escolas do ensino básico do país, regiões autónomas inclusive, prevendo um "investimento de mais de meio milhão de euros", no próximo ano letivo, "num programa que é para toda a gente".

Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB