A Europa vence os Estados Unidos por 6,5-1,5 no final do primeiro dia da 44.ª edição da Ryder Cup, que decorre em Roma, marcado pelo melhor arranque de sempre nas quatro primeiras partidas.
A jogar em casa, o conjunto europeu escolheu iniciar o embate em 'foursomes' (também conhecido como pancada alternada, com os dois jogadores a executarem pancadas alternadas numa única bola), o que lhe valeu a vantagem de 4-0 no final da parte da manhã, a primeira vez que acontece na história do torneio.
Esta vantagem também permitiu à Europa partir com algum conforto para a parte da tarde, disputada em sistema de 'four-balls' (cada golfista joga a sua bola e o melhor dos quatro ganha o ponto para a equipa).
O espanhol Jon Rahm e o inglês Tyrrell Hatton deram à Europa o primeiro ponto da competição, que reúne de dois em dois anos os melhores jogadores norte-americanos e europeus, debaixo dos aplausos de milhares de adeptos presentes no Marco Simone Golf & Country Club, em Roma, batendo os norte-americanos Scottie Scheffler e Sam Burns.
Seguiram-se triunfos do par constituído pelo sueco Ludvig Aberg e pelo norueguês Viktor Hovland sobre Max Homa e Brian Harman, do par formado pelo irlandês Shane Lowry e pelo austríaco Sepp Straka sobre Rickie Fowler e Collin Morikawa e da dupla constituída pelo norte-irlandês Rory McIlroy e pelo inglês Tommy Fleetwood sobre Xander Schauffele e Patrick Cantlay.
Os americanos reagiram na parte da tarde nos 'four-balls' e, numa fase inicial, deram sinais de que poderiam reequilibrar a contenda, mas a Europa respondeu e acabou o dia com uma vantagem de cinco pontos.
No 'match' 1, Hovland e Hatton ainda permitiram uma vantagem de dois buracos a Justin Thomas e Jordan Spieth, mas deram a volta na segunda metade do percurso de 18 buracos e igualaram, dando meio ponto a cada equipa, o mesmo sucedendo no 'match' 2, com o empate entre os americanos Scheffler e Brooks Koepka frente a Rahm e ao dinamarquês Nicolai Hojgaard.
No terceiro 'match', os americanos Max Homa e Wyndham Clarke chegaram a deter uma vantagem de dois buracos, que se mantinha a dois buracos do fim da volta, mas o escocês Robert MacIntyre e o inglês Justin Rose ainda tiveram forças para dar a volta e fechar com um empate.
No quarto jogo, McIlroy e o inglês Matt Fitzpatrick conquistaram o único triunfo da parte da tarde, superando a dupla Collin Morikawa e Schaffele.
No sábado, cumpre-se o segundo dia, com a disputa na parte da manhã dos 'foursomes', enquanto na parte da tarde será a vez dos 'four-balls'.
Por LusaRepetiu o triunfo de 2023 em Roma com nova vitória, agora em Nova Iorque
A competição é liderada pelo inglês Marcus Armitage
Terminou a prova do Challenge Tour no 21.º lugar
Português entregou um cartão com 70 pancadas na quarta e última volta
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Atacante já marcou 2 golos pelo Radomiak Radom de João Henriques