Um choque frontal entre dois veículos no Texas, Estados Unidos da América, provocou a morte de um português, Tiago Sousa, de 18 anos e outras nove vítimas mortais esta terça-feira. As vítimas pertenciam à equipa de golfe da Universidade de Southwest, no estado norte-americano do Novo México e voltavam para casa de um torneio num autocarro, avançou a 5 NBC DEF, que cita as autoridades locais.
Entre as vítimas mortais, além do jovem português, está o treinador da equipa de golfe. Dois jovens canadianos foram hospitalizados em estado crítico, devido ao acidente. A carrinha que levava a equipa de golfe colidiu frontalmente com outra carrinha, que seguia no sentido contrário e invadiu a via.
De acordo com as autoridades, foi destacada uma equipa para investigar a tragédia, que aconteceu no condado de Andrews.
Esta quarta-feira, a universidade fez uma homenagem no campo de golfe onde a equipa treinava e avançou que vai disponibilizar apoio psicológico aos alunos e funcionários.
Os alunos, na sua maioria, eram estudantes que estavam num intercâmbio na universidade. Alguns eram canadianos, outros mexicanos e um deles, Tiago Sousa, era português.
Entretanto, a Federação Portuguesa de Golfe já reagiu à morte em comunicado. "Foi com profunda tristeza que a Federação Portuguesa de Golfe tomou conhecimento do trágico acidente de viação que na passada noite de 3ª feira vitimou 7 elementos da equipa norte americana de golfe da universidade de Southwest, no Novo México, entre eles o jovem português Tiago Sousa. Tiago Sousa tinha 18 anos, era membro da Associação da Quinta do Lago, no Algarve, e encontrava-se a frequentar o 1º ano da universidade nos EUA. Nos últimos anos foi uma presença regular nas competições organizadas pela FPG", pode ler-se na mensagem publicada hoje pelo organismo, que contou ainda com uma reação do seu presidente, Miguel Franco de Sousa.
"Tive o privilégio de jogar com o Tiago no Campeonato Nacional Absoluto, em 2020, no Oporto Golf Club, e recordo um jovem com bastante talento, mas, acima de tudo, com uma personalidade muito agradável e um comportamento dentro e fora de campo irrepreensível. À família, amigos e colegas do Tiago, envio um sentido abraço neste momento tão difícil para todos", disse o líder da FPG.
"A FPG endereça os mais sentidos pêsames a todas as famílias enlutadas, e em particular à família de Tiago Sousa, bem como a todos os seus amigos, à Associação da Quinta do Lago e à sua Universidade. A FPG decretou ainda um minuto de silêncio no arranque das suas competições do próximo fim de semana, em particular no Drive Tour, onde tantas vezes o Tiago participou", pode ler-se ainda no mesmo comunicado.
Por Correio da Manhã e RecordGolfista português conclui prova no 104.º lugar
França arrasou na primeira edição do Portuguese International U14 Championship, na Quinta do Vale
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Golfista português chegou a liderar a prova com dinamarquês Rasmus Neergaard-Petersen no fim da segunda ronda
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League