_
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, avisou esta quinta-feira que as alterações climáticas ameaçam "diretamente o futuro" dos desportos de inverno, considerando que os Jogos Olímpicos de Inverno 2026 "são plataforma exemplar para consciencialização da crise climática".
"Sem medidas urgentes, o número de locais capazes de sediar eventos de inverno de forma fiável poderá cair de mais de 90, hoje, para apenas 30, na década de 2080", afirmou, em entrevista ao jornal italiano 'La Repubblica' publicada hoje.
Defendeu que "salvaguardar o futuro do Desporto e do Planeta exige uma ação decisiva e coletiva de todos os governos para limitar o aquecimento global, em conformidade com o Acordo de Paris, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".
"Os Jogos [Milão-Cortina2026] podem mobilizar governos, atletas e cidadãos, demonstrando que a cooperação global pode gerar resultados concretos, tanto para a Paz quanto para o Clima. Acredito que os Jogos Olímpicos são uma excelente oportunidade para simbolizar a Paz, o respeito pelo Direito Internacional e a cooperação", continuou.
António Guterres vai estar presente na sexta-feira na cerimónia de abertura do certame olímpico das modalidades sobre gelo e neve, no norte de Itália, que vai decorrer até 22 de fevereiro.
"Quero expressar minha profunda gratidão à Itália pela sua liderança na revitalização da antiga trégua olímpica como um poderoso símbolo de Paz. Graças à iniciativa italiana, a Assembleia-Geral das Nações Unidas adotou uma resolução a convidar ao respeito pela trégua olímpica durante a preparação e ao longo dos Jogos Olímpicos", declarou.
Para Guterres, este conjunto de torneios e provas "são um poderoso lembrete de que, mesmo em tempos de divisão, a Humanidade pode unir-se em torno de valores partilhados. O Desporto tem uma capacidade única de superar divisões e inspirar à cooperação e dou os meus parabéns à Itália por abraçar esse espírito", concluiu.
Secretário-geral da ONU vai estar presente na sexta-feira na cerimónia de abertura
Dois dias antes da cerimónia de abertura
Grande evento está à porta e os olhos do mundo vão incidir em Milão
Rússia terá apenas uma equipa de 13 atletas nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'