Cerca de 30 a 35 atletas russos vão ser autorizados a participar nos Jogos Paralímpicos de Inverno PyeongChang'2018, mas sob bandeira neutra, anunciou esta segunda-feira o Comité Paralímpico Internacional (IPC), que mantém a decisão de proibir a participação da Rússia.
Em comunicado, o IPC reconhece os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos pelo Comité Paralímpico Russo para melhorar os seus programas antidopagem, mas explica que apenas autorizará a participação de atletas russos que "cumpram vários critérios" e em cinco modalidades: esqui alpino, biatlo, esqui de fundo, curling em cadeira de rodas e snowboard.
O IPC considera que estarão em condições de elegibilidade para os Jogos Paralímpicos PyeongChang'2018, que decorrem de 9 a 18 de março, entre 30 a 35 atletas.
A decisão hoje anunciada é menos drástica do que a tomada pelo organismo em 2016, quando o IPC proibiu a participação de todos os atletas russos nos Jogos Paralímpicos Rio2016.
"No verão de 2016 considerou-se que o sistema antidopagem russo estava completamente comprometido, corrompido e permeável a abusos, pelo que nessa altura era impossível determinar que desportistas estavam limpos. Por isso foram excluídos todos", explicou Andrew Parsosns, presidente do IPC.
Português bateu o máximo dos 100 metros mariposa
Saltadora portuguesa conseguiu a marca de 11,01 metros
No dia 11 deste mês, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Foi medalha de bronze na mesma distância nos Jogos Paralímpicos Paris'2024
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
Galês tinha reforçado o clube em julho
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala