Uma das polémicas mais ruidosas dos Jogos Olímpicos envolveu Steven Van de Velde, o jogador de voleibol de praia que foi preso, aos 17 anos, depois de ter violado uma criança de 12. O holandês, de 29 anos, foi bastante criticado e assobiado durante o torneio e esteve perto de desistir da competição, como contou o próprio, em entrevista ao ‘NOS Sport’.
"Definitivamente tive um momento em que me vim abaixo, tanto antes como durante o torneio. Mas pensei: ‘não quero isso’, não vou dar aos outros o poder de decidir se me podem intimidar", confessou.
O voleibolista que foi eliminado da competição nos oitavos de final acusou a organização e os meios de comunicação de tentarem prejudicar a mulher e o filho com as constantes notícias sobre o caso de violação.
"Fiz uma coisa má há 10 anos. Tenho de aceitar, mas magoar as pessoas que estão à minha volta, quer ser seja o Matthew – com quem fez dupla em Paris -, a minha mulher ou o meu filho... isso para mim foi demais. Houve um momento em que pensei: ‘vale a pena?’."
A participação do holandês na competição esteve em discussão até à última, mas Van de Velde acabou mesmo por representar o seu país nos Jogos Olímpicos - ainda que tenha ficado hospedado fora da Aldeia Olímpica.
"O alvoroço foi grande, mas entendo as opiniões dos outros. Percebo que seja um problema: ‘devemos permitir alguém com um passado assim a participar numa competição?’ É uma pergunta legítima."
O caso de violação remonta a 2014 quando, então com 17 anos, Van de Velde conheceu no Facebook uma rapariga britânica, de 12 anos, com quem viria a ter relações sexuais. O holandês foi detido e mais tarde condenado a quatro anos de prisão, acabando por sair em 2017, depois de ter cumprido um ano de sentença.
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Emmanuel Macron propôs criar uma Festa do Desporto, a realizar-se anualmente em 14 de setembro
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo