A vice-campeã olímpica Espanha apurou-se este sábado para os quartos de final do torneio de futebol de Paris'2024, tal como o Japão, enquanto a Argentina recuperou as aspirações ao bater o Iraque.
A Espanha não esperou pela derradeira jornada do Grupo C para ser bem-sucedida, somando o pleno de seis pontos ao superar um desafio em que só descolou no marcador a seguir à expulsão do avançado rival Edison Azcona, aos 45+1.
Fermin Lopez, aos 24 minutos, adiantou os ibéricos, contudo Angel de Oca igualou, aos 38: com um jogador a mais e muito ofensiva, a Espanha confirmou a sua esperada supremacia com tentos de Alex Baena, aos 55, e de Miguel Gutierrez, aos 70.
Na outra partida do grupo, o Egito sobrepôs-se ao Uzbequistão por 1-0, com golo prematuro de Ahmed Kouka, aos 11 minutos, e ficou bem posicionado para avançar.
Apesar de terem de defrontar a Espanha, os africanos somam quatro pontos, mais três do que a República Dominicana, com quem disputam o segundo lugar, e que vão encontrar o conjunto da Ásia Central, ainda a zeros, na última ronda.
Depois da polémica derrota ante Marrocos (2-1), num jogo que esteve interrompido durante cerca de duas horas e viu o VAR invalidar-lhe um golo, já no tempo extra (90+16), a Argentina, campeã olímpica em Atenas2004 e Pequim2008, readquiriu o fôlego na 'poule' B ao bater o Iraque por 3-1, deixando todas as equipas empatadas a três pontos, já que os magrebinos perderam, por 2-1, com a Ucrânia.
Com o benfiquista Otamendi no onze, os golos dos sul-americanos foram apontados por Thiago Almada, aos 13, Luciano Gondou, aos 62, e Equi Fernández, aos 85, estes já depois de Aymen Hussein ter igualado, aos 45+4.
Já a Ucrânia inaugurou o marcador aos 22 por Dmytro Kryskiv, contudo a expulsão de Volodymyr Salyuk, aos 63, após cometer penálti, permitiu o empate, por Aymen Hussein, valendo aos europeus Igor Krasnopir que garantiu os três pontos ao 'faturar' aos 90+8, desta vez sem direito a invasão de campo e arremesso de objetivos, como aconteceu com os adeptos marroquinos contra a formação das pampas.
Com Argentina e Marrocos em vantagem no apuramento, apesar da igualdade pontual das quatro formações, os primeiros defrontam a Ucrânia enquanto os segundos medem forças com o Iraque.
No Grupo D, e após ter sido goleado 5-0 pelo Japão, o Paraguai vingou-se em Israel, que ainda igualou por duas vezes o resultado, mas sofreria dois golos no tempo extra, aos 90+3 e 90+6, num desafio em que os sul-americanos foram muito mais ofensivos.
O Japão, com um tento tardio de Rihito Yamamoto, bateu o Mali por 1-0, e fez o pleno de seis pontos, que vale o apuramento, contra apenas um do rival, que aos 90+4 falhou um penálti, por Cheickna Doumbia, que daria maior justiça ao resultado.
Na última jornada, os nipónicos, quartos em Tóquio2020, defrontam os israelitas e os paraguaios medem forças com os malianos.
Na 'poule' A, os Estados Unidos estavam obrigados a vencer a Nova Zelândia para manterem as aspirações a avançar na competição, conseguindo-o com concludente 4-1 que deixa as equipas empatadas no segundo lugar, com três pontos.
Por sua vez, a França só desbloqueou a partida aos 75 minutos, pelo defesa Kiliann Sildillia, autor do único tento frente à Guiné-Conacri (1-0), atingindo os seis pontos contra zero do seu opositor, que viu o VAR invalidar-lhe dois golos no primeiro tempo, por fora de jogo.
Na derradeira ronda, os gauleses jogam com a Nova Zelândia e os norte-americanos com os guineenses.
Por LusaTribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Norte-americano tinha 75 anos
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils