O presidente do Comité Olímpico Internacional (COP) mostrou-se esta quarta-feira "confiante" e "otimista" em relação à realização de eventos dos Jogos Paris'2024 no rio Sena, depois da má qualidade da água ter ditado, recentemente, o cancelamento de eventos-teste.
"Ainda temos quase um ano em até aos Jogos Olímpicos, todos estão a trabalhar neste grande desafio. Estou muito confiante de que tudo seja um sucesso nos Jogos", disse Thomas Bach.
O líder COI lembrou que "durante muito tempo foi proibido nada no Sena" e garantiu estar confiante num projeto que "também pretende levar os parisienses ao Sena, em atividades de lazer".
Durante o mês de agosto, foram cancelados três eventos-teste para os Jogos Paris'2024 devido à má qualidade da água do rio Sena.
Entretanto, os organizadores dos Jogos Olímpicos Paris'2024 garantiram, em comunicado, que a qualidade da água "será melhorada até ao próximo ano, quando a infraestrutura adicional para gerir melhor as chuvas e as águas residuais entrar em funcionamento".
Essas obras públicas incluem um gigantesco reservatório subterrâneo em Paris, que armazenará o excesso de água durante as tempestades, para que não precise ser derramado, sem tratamento, no rio e possa ser tratado posteriormente.
O rio Sena, que será o epicentro da cerimónia de abertura dois Jogos Paris'2024, deverá receber competições de natação em águas abertas, e as provas de natação das modalidades de triatlo e paratriatlo.
Os próximos Jogos Olímpicos decorrem de 26 de julho a 11 de agosto de 2024, em Paris, seguidos dos Paralímpicos, de 28 de agosto a 08 de setembro.
Por LusaPugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Emmanuel Macron propôs criar uma Festa do Desporto, a realizar-se anualmente em 14 de setembro
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
O treinador português, de 55 anos, foi sondado pelo histórico emblema do Cairo para suceder ao espanhol José Riveiro
Primeiro-ministro visitou seleção de atletismo antes da participação no Mundial