Os locais e os primeiros capitães das inéditas estafetas coletivas do percurso da tocha olímpica foram esta quarta-feira revelados, num esforço coletivo de 3.000 pessoas que vai visitar sítios emblemáticos como a Omaha Beach ou Teahupo'o, na Polinésia Francesa.
"Pela primeira vez na história dos Jogos, em cada dia do percurso da tocha olímpica e da paralímpica, estafetas de 24 pessoas, constituídas por campeões, atletas amadores, voluntários, árbitros, treinadores, etc., de todas as federações, serão organizadas para espalhar a energia do desporto e do trabalho de equipa através do país", lê-se no site oficial dos Jogos Olímpicos.
A organização de Paris'2024 esclarece que as 34 federações olímpicas e paralímpicas cujos desportos estão no programa dos Jogos Olímpicos, tal como a Federação de surf do Taiti - onde se vão disputar as provas de surf -, "irão organizar um total de 69 estafetas por equipas, com elementos da sua disciplina".
"Cada uma das estafetas será uma oportunidade para mostrar cada modalidade, adicionando-lhe um toque inusual ou espetacular ou aumentando a notabilidade do desporto paralímpico", acrescenta.
Assim, entre 8 de maio, dia em que a tocha chega a Marselha, depois do périplo inicial pela Grécia, e 26 de julho, data de início dos Jogos Olímpicos, a chama irá visitar o Mont-Saint-Michel (ciclismo), a Omaha Beach (equestre), na Normandia, ou Teahupo'o (surf), entre outros.
Mais de 3.000 pessoas transportarão a tocha nestas estafetas e entre os capitães selecionados para liderar as diferentes equipas estão nomes como o nadador já retirado Camille Lacourt ou o ciclista Guillaume Martin.
No total, serão cerca de 10.000 os portadores da tocha no seu percurso, que se inicia em 16 de abril, em Olímpia, na Grécia. Depois de chegar a Marselha, a luz olímpica irá atravessar mais de 400 cidades, cinco territórios ultramarinos e percorrer 12 mil quilómetros.
Por LusaPugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Emmanuel Macron propôs criar uma Festa do Desporto, a realizar-se anualmente em 14 de setembro
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano