O governo cabo-verdiano vai condecorar o pugilista David Pina, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris'2024, a primeira de sempre para o país, anunciou este domingo o primeiro-ministro.
Numa nota publicada na sua página oficial no Facebook, Ulisses Correia e Silva começou por parabenizar o atleta, natural de Santa Cruz, na ilha de Santiago, notando que "fica na história" como o primeiro medalhado cabo-verdiano em jogos olímpicos.
"Será condecorado pelo Governo de Cabo Verde", prometeu, avançando ainda que David Pina vai receber 500 mil escudos (4.534 euros) pela conquista da medalha, como prevê o regulamento governamental que define o regime de prémios para competições desportivas.
David Pina, de 27 anos, ficou com a medalha de bronze na categoria de -51 kg nos Jogos Olímpicos, depois de ser derrotado nas meias-finais da competição pelo uzbeque Hasanboy Dusmatov.
O cabo-verdiano já tinha garantido a primeira medalha de sempre para o país na maior competição multidesportiva mundial, com o apuramento para as meias-finais, já que no boxe os dois derrotados nesta fase ficam com a mesma medalha.
Desde essa altura que no país tem sido muitas as reações de todos os quadrantes sociais, de orgulho e de felicitação ao atleta.
O porta-estandarte de Cabo Verde na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai receber a terceira medalha da África lusófona, depois das duas da moçambicana Maria Mutola, campeão nos 800 metros em Sydney'2000 e bronze em Atlanta'1996.
Polémica à volta da sexualidade da pugilista argelina mantém-se
Campeã olímpica de boxe vai continuar a suscitar polémica
A escritora e o empresário são identificados na queixa feita por "atos agravados de cyberbullying", confirmou o advogado da pugilista argelina no centro de uma polémica sobre o seu género.
Pugilista que conquistou primeira medalha olímpica de Cabo Verde revela que teve muitas propostas de outras nações depois dos Jogos Olímpicos