Medalha histórica para Cabo Verde vale condecoração e 4.534 euros a David Pina

• Foto: Reuters

O governo cabo-verdiano vai condecorar o pugilista David Pina, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris'2024, a primeira de sempre para o país, anunciou este domingo o primeiro-ministro.

Numa nota publicada na sua página oficial no Facebook, Ulisses Correia e Silva começou por parabenizar o atleta, natural de Santa Cruz, na ilha de Santiago, notando que "fica na história" como o primeiro medalhado cabo-verdiano em jogos olímpicos.

PUB

"Será condecorado pelo Governo de Cabo Verde", prometeu, avançando ainda que David Pina vai receber 500 mil escudos (4.534 euros) pela conquista da medalha, como prevê o regulamento governamental que define o regime de prémios para competições desportivas.

David Pina, de 27 anos, ficou com a medalha de bronze na categoria de -51 kg nos Jogos Olímpicos, depois de ser derrotado nas meias-finais da competição pelo uzbeque Hasanboy Dusmatov.

PUB

O cabo-verdiano já tinha garantido a primeira medalha de sempre para o país na maior competição multidesportiva mundial, com o apuramento para as meias-finais, já que no boxe os dois derrotados nesta fase ficam com a mesma medalha.

Desde essa altura que no país tem sido muitas as reações de todos os quadrantes sociais, de orgulho e de felicitação ao atleta.

O porta-estandarte de Cabo Verde na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai receber a terceira medalha da África lusófona, depois das duas da moçambicana Maria Mutola, campeão nos 800 metros em Sydney'2000 e bronze em Atlanta'1996.

PUB

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Boxe Notícias
PUB