O atleta do triplo salto Nelson Évora, campeão olímpico em 2008, revelou este sábado que se submeteu a uma operação ao menisco em março deste ano, ficando com menos de 18 semanas para preparar os Jogos Olímpicos Tóquio'2020. Évora, que aos 37 anos entra em prova na terça-feira no triplo salto, revelou, na rede social Instagram, que sofreu "uma pequena lesão no menisco" e teve de "correr contra o tempo" após a cirurgia.
"Quando tudo estava a correr bem, lá vem mais um obstáculo. Nada de novo numa vida recheada de tantas pedras no caminho. Mas mais uma vez chorei, arregacei as mangas e fui à luta", escreveu o atleta, ao lado de um vídeo datado do dia da operação.
O atleta reiterou o que já tinha anunciado, que é "a última" prova que disputa, depois de já ter dito que vai fazer os últimos Jogos Olímpicos, mas acredita "sempre" nas suas capacidades, após uma carreira que, depois do ouro olímpico na capital chinesa, foi muito afetada pelas lesões.
Na quinta-feira, já em Tóquio, Nelson Évora tinha falado à imprensa para pedir aos colegas da missão que se "divirtam ao máximo", com um dos quatro campeões olímpicos portugueses a destacar "o peso da responsabilidade" no dia da prova.
A carreira de Évora é marcada, além dos vários títulos internacionais, por várias lesões graves, como foram os casos de uma fratura de esforço na tíbia, em 2010, uma lesão no calcanhar, em 2011, e nova fratura de esforço, em 2012.
O agora atleta do Barcelona conquistou os títulos europeus em pista coberta, em Belgrado, em 2017, e ao ar livre, em Berlim, em 2018, assim como as medalhas de bronze nos Mundiais de 2017, em Londres, e 'indoor' de 2018, em Birmingham.
Campeão do mundo em 2007, em Osaka, no Japão, com o recorde pessoal de 17,74 metros, o saltador vestiu também as camisolas do FC Porto, entre 2002 e 2004, e do Benfica, entre 2004 e 2016.
Nelson Évora chegou a Tóquio'2020 graças ao 26.º posto do ranking de qualificação, cimentado sobretudo com resultados obtidos em 2018 e 2019, tendo como melhor marca do ano os 15,93 metros alcançados na Maia, em 26 de junho último.
A qualificação do triplo salto está marcada para terça-feira, a partir das 09:00 locais (01:00 em Lisboa), enquanto a final vai ser disputada na quinta-feira, às 11:00 (03:00).
Nas anteriores participações olímpicas, além do título de Pequim'2008, foi sexto no Rio'2016, tendo falhado Londres'2012, por lesão.
Por LusaOs dois atletas, que já têm marcas de qualificação para Paris'2024, dão seguimento aos respetivos
Triplista tem estado ausente das provas por lesão
O castigo sobre 'CJ' Ujah arrasta a desclassificação dos outros três integrantes da estafeta, que eram Zharnel Hughes, Richard Kilty e Nethaneel Mitchell-Blake.
Campeão olímpico quer bater recorde do mundo do 'triplo' este ano
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
João Tralhão, Pedro Machado e António Dias juntam-se ao português na Turquia