O Equador agradeceu ao "imortal" Richard Carapaz a conquista "histórica" da medalha de ouro na prova de fundo masculina de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, a segunda do país no maior evento desportivo mundial.
"Obrigado Richard! Histórico! Orgulho equatoriano", foi a reação efusiva do ministro do Desporto daquele país sul-americano, Sebastián Palacios, na conta oficial na rede social Twitter.
O Ministério do Desporto do Equador agradeceu a Caparaz a "conquista da primeira medalha de ouro no ciclismo", uma vez que o outro título olímpico foi conquistado pelo marchador Jefferson Pérez nos Jogos Atlanta1996.
"Virão mais proezas, escrever-se-ão livros com as tuas façanhas e passaram anos e até alguém poderá repetir o êxito na tua prova preferida. Mas nada, absolutamente nada, conseguirá fazer esquecer que escreveste com letras douradas uma história que te tornou imortal", escreveu o Comité Olímpico Equatoriano.
Carapaz, de 28 anos, cumpriu os 234 quilómetros entre o Parque Musashinonomori e a Pista Internacional de Fuji em 6:05.26 horas, num triunfo a solo, com 1.07 minutos de vantagem para o belga Wout van Aert, que levou a prata ao sprint face ao esloveno Tadej Pogacar, terceiro.
O português João Almeida chegou em 13.º lugar, a 3.03 minutos do vencedor, no que foi a sua estreia em Jogos Olímpicos, enquanto Nelson Oliveira foi 41.º, a 10.12, na terceira presença: abandonou no Rio'2016 e foi 69.º em Londres'2012, no fundo, com um sétimo lugar no contrarrelógio de há cinco anos.
Por LusaBritânico venceu na chegada a Águeda
Tirada faz incursão à Strade Bianchi, clássica que Tadej Pogacar já venceu por duas vezes
Julgamento arrancou quinta-feira e alguns arguidos já reconhceram o recurso ao doping
Groves repete triunfo, com Evenepoel a reforçar liderança ao bonificar num sprint intermédio
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás