Portugal despediu-se este sábado do Mundial de Budapeste, com uma medalha de ouro do bicampeão Jorge Fonseca (100 kg) e uma de bronze de Anri Egutidze, no dia em que Rochele Nunes (+78 kg) não foi além do primeiro combate.
Este domingo decorre a prova por equipas mistas, mas a Seleção não irá participar, prevenindo eventual desgaste na preparação para Tóquio'2020.
A próxima lista de qualificação olímpica, encerrada com o Mundial, deverá ser divulgada na próxima segunda-feira, com Portugal a ter nove atletas apurados: Jorge Fonseca (100 kg), Telma Monteiro (57 kg) e Catarina Costa (48 kg) como cabeças-de-série, Rochele Nunes (+78 kg), Patrícia Sampaio (78 kg), Bárbara Timo (70 kg), Joana Ramos (52 kg) e Anri Egutidze (81 kg).
Maria Siderot (48 kg) também conseguiu mínimos, mas como a Seleção só poderá ter nos Jogos Olímpicos um atleta por categoria de peso, será suplente de Catarina Costa.
No quadro de honra do Mundial, quando falta disputar a última jornada das provas individuais, já sem portugueses, a Seleção ocupa o 5.º lugar, com uma medalha de ouro (Jorge Fonseca), uma de bronze (Anri Egutidze), um quinto lugar (Joana Ramos) e um sétimo (Telma Monteiro).
Lidera o Japão (3, 3, 2, 2, 0), seguido da Espanha (1, 1, 2, 0, 2), Geórgia (1, 1, 2, 0, 0), França (1, 1, 0, 1, 3) e Portugal (1, 0, 1, 1, 1), entre 36 nações.
Por Alexandre ReisDiogo Brites (+100 kg) também subiu ao pódio, com uma medalha de bronze
Olímpica portuguesa cede nas repescagens
Miguel Gago também esteve em bom plano, conquistando a prata
Olímpica ficou isenta de lutar na ronda 1 da prova do circuito mundial da FIJ
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Emblema argentino corre o risco de fechar as portas