O piloto espanhol Álex Márquez (Ducati) manifestou-se hoje muito satisfeito no arranque do Grande Prémio de Portugal, em Portimão, onde sentiu um bom "feeling" desde a primeira volta, pelo que foi só "deixar rolar" a moto.
"Não precisei de forçar a moto, o feeling estava lá e foi só deixar rolar. Amanhã [no sábado] vamos concentrar-nos nos adversários e tentar fazer melhor. Senti-me muito bem desde a primeira volta, principalmente num circuito como este", explicou aos jornalistas o piloto espanhol, que bateu o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) por apenas 0,030 segundos, com o espanhol Pedro Acosta (KTM) em terceiro, a 0,088, rumo à segunda fase da qualificação.
Com Marco Bezzecchi (Aprilia) "muito sólido" e Pedro Acosta "a ter um grande final de ano, sempre no top-3/top-5", o irmão do campeão em título, Marc Márquez (Ducati), que já assegurou matematicamente o 'cetro' de 2025, não escondeu que está "muito tranquilo" com a segunda posição assegurada na presente edição do Mundial de motociclismo de velocidade.
Pedro Acosta mostrou-se igualmente satisfeito com "o primeiro dia muito competitivo", em que sentiu a "moto boa, rápida e com bom ritmo", mas foi o transalpino Bagnaia, campeão no Algarve em 2023, a destacar-se com palavras dirigidas ao português Miguel Oliveira (Yamaha), que se despede do MotoGP em 2025.
"Eu tenho grandes memórias do Miguel [Oliveira], é um dos pilotos mais respeitados no campeonato, mas nas últimas duas temporadas teve muito azar", lamentou.
Ausentes do Grande Prémio de Portugal de MotoGP vão estar o campeão em título, Marc Márquez, que já garantiu o 'cetro' de 2025, e o compatriota Jorge Martín (Aprilia), campeão em 2024 e vencedor da ronda lusa no ano passado, ambos devido a lesão.
A 21.ª edição do Grande Prémio de Portugal vai ser disputada pelo sexto ano consecutivo no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, que recebe uma corrida do campeonato pela sétima vez, entre hoje e domingo, na 21.ª jornada da 77.ª época do principal Mundial de motociclismo de velocidade.
Por LusaPiloto português desalentado depois de ter falhado o apuramento direto para a segunda fase da qualificação
Piloto espanhol manifestou-se muito satisfeito no arranque do GP Portugal
Português foi último classificado, fechando a jornada a 1,907 segundos do mais rápido, o espanhol Alex Márquez
Português ficou a 1,712 segundos do mais rápido, Alex Márquez
Antigo internacional português será a estrela dos El Barrío, no próximo domingo
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra
Alejo Ciganotto cometeu uma loucura para acompanhar o seu Racing frente ao Flamengo, na primeira mão das 'meias' da Libertadores
Avançado tem 20 participações em golo em 25 jogos disputados pelo Midtjylland
Há ainda o ex-sportinguista Viktor Gyokeres nos nomeados
Prémio é referente ao ano de 2025