O piloto espanhol Marc Márquez (Ducati) venceu a corrida sprint do Grande Prémio do Qatar de MotoGP, quarta prova da temporada, e recuperou o comando do Campeonato do Mundo.
O piloto da Ducati, que largou da primeira posição da grelha, liderou toda a prova desde o arranque, terminando com 1,577 segundos de vantagem sobre o irmão, Alex Márquez (Ducati), que foi segundo classificado, e 3,988 face ao italo-brasileiro Franco Morbidelli (Ducati), que foi terceiro.
Numa corrida em que não participou o português Miguel Oliveira (Yamaha), ainda a recuperar de lesão, Marc Márquez garantiu o pleno em corridas sprint esta temporada, tendo vencido as quatro disputadas.
O piloto espanhol já tinha sido o mais rápido na qualificação, batendo o irmão Alex por 0,101 segundos, com o francês Fábio Quartararo (Yamaha) a garantir o terceiro lugar da grelha.
O italiano Francesco Bagnaia (Ducati) foi apenas o 11.º classificado na qualificação, sendo o oitavo na corrida sprint.
Miguel Oliveira marcou presença nesta corrida para apoiar a equipa, pois "ver as provas desde o sofá é muito difícil", explicou o português.
O piloto natural de Almada adiantou que está "a recuperar bem", a realizar fisioterapia "para tentar regressar o mais depressa possível".
"Na segunda-feira, vou fazer outra ressonância magnética para ver a minha condição. É uma lesão mais rara e de recuperação mais difícil do que pensávamos inicialmente", disse o piloto português, que não se comprometeu com uma data para o regresso à competição.
Miguel Oliveira disse ainda que, se dependesse da sua vontade, "subia já para cima da mota".
"Não sei dizer se em Jerez [próxima prova] estarei a 100 por cento. Não quero apressar as coisas. Vou fazer tudo bem, passo a passo. Quando regressar, quero regressar completamente recuperado", sublinhou.
Com os resultados da corrida de hoje, Marc Márquez recuperou o comando do campeonato, depois da queda sofrida em Austin, no GP das Américas.
O piloto catalão tem, agora, 98 pontos, mais dois do que o irmão Alex.
Domingo disputa-se a corrida principal.
Por LusaPortuguês satisfeito com o 9.º lugar no GP da Catalunha
Piloto português da Prima Pramac largou de 16.º e terminou em 9.º lugar. Alex Marquéz, que arrancou da 'pole', bateu o irmão e adiou a decisão pelo título mundial
Piloto português ficou à frente de Jack Miller, companheiro de equipa que recentemente renovou com a Prima Pramac
Piloto português da Prima Pramac ficou à porta dos pontos. Marc Márquez viu o irmão (Álex) cair e aproveitou para vencer
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Interrogatório do Hungria-Portugal
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo