Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Primeira vitória do português no MotoGP continua a dar que falar
Seguir Autor:
A primeira vitória de Miguel Oliveira no MotoGP não deixou ninguém indiferente e em Espanha, apesar de algumas reações que revelaram uma certa frustração, há quem reconheça mérito total ao 'Falcão'. "Miguel Oliveira e a justiça poética" é o título de um artigo publicado no portal espanhol 'Motociclismo' que retrata o percurso do piloto de Almada desde que começou a "dominar as categorias inferiores em Portugal" e considera que por tudo aquilo "que lhe aconteceu na última década, é difícil encontrar alguém que merecesse mais do que Miguel Oliveira".
"Oliveira chegou ao MotoGP [em 2019] com uma moto que estava longe dos vencedores, numa equipa que acabava de mudar de marca [da Yamaha para a KTM] e por teve de passar por uma fase de aprendizagem. Foi melhorando até chegar aos dez primeiros com a 8.ª posição na Áustria. Na corrida seguinte, Johann Zarco provocou-lhe uma queda e lesionou-se no ombro, com dores que foi aguentando até decidir interromper a época mais cedo", começa por lembrar o referido artigo, para depois destacar o significado do triunfo de Miguel Oliveira no traçado do Red Bull Ring.
Relacionadas
"De repente, numa única curva, tudo mudou. Era como se o tivesse previsto antes: sem arriscar mais do que o necessário para não desperdiçar o seu primeiro pódio no MotoGP, traçou a curva da sua vida... e o destino fez o resto. Foi-se o vice-campeonato do CEV 125GP [em 2010, atrás de Maverick Viñales], do Moto3 com a recuperação memorável frente a Kent [2015] e do Moto2 [2018] que começou a perder nesta mesma última curva na Áustria. A era Mahindra, as lesões, os acidentes com colegas de marca. Tudo. Foi como se o tempo parasse e, de repente, tudo fizesse sentido. Para Miguel Oliveira e para a Tech 3. Porque às vezes o motociclismo percebe de justiça poética", pode ler-se.
'The Race' destaca "inteligência"
Neil Hodgson, comentador da BT Sport, apelidou Miguel Oliveira de "Senhor Inteligência" pela forma como venceu o GP Estíria e essa capacidade do piloto português é também destacada pelo portal 'The Race' .
"Durante a maior parte da carreira Miguel Oliveira esteve no lugar errado e na hora errada. Vice-campeão em dois mundiais diferentes, contratado por equipas falidas e derrubado por erros de outros pilotos, não teve uma jornada fácil até ao topo do MotoGP. Mas isso finalmente acabou no domingo, quando o português contou com uma das suas qualidades mais fortes - a inteligência - para se colocar finalmente no lugar certo, na altura certa e ganhar uma corrida de MotoGP para a equipa Tech3 KTM. Oliveira preparou-se para garantir a sua primeira vitória de forma inteligente ao mergulhar entre Jack Miller e Pol Espargaro para a frenética volta final da corrida - que teve bandeira vermelha e foi reiniciada - atacando quando os dois se tocaram para garantir a vitória por apenas três décimos de segundo", aponta o artigo que também analisa o trajeto do 'Falcão' português até ao topo do motociclismo mundial.
Piloto espanhol esteve quase 100 dias afastado, após uma queda aparatosa no Grande Prémio da Indonésia
Entre peças de motos de MotoGP e Superbikes, até merchandise da marca. Nada escapou ao meliante
Assume misto de emoções na hora do adeus
Piloto português completou a sua última prova na categoria, antes de se mudar para as Superbikes, em 2026
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Grupo viajava para França para assitir ao duelo da Liga Europa, frente ao Lyon
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Rumores e confirmações nos principais campeonatos