O português João Ferreira (Mini) foi este sábado segundo classificado entre os automóveis na sexta etapa da 47.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, atrás apenas de um colega de equipa, o belga Guillaume de Mevius.
A 1.34 minutos do vencedor da tirada, na abertura da segunda semana da corrida na Arábia Saudita, João Ferreira e Filipe Palmeiro reentraram no 'top 10', para o nono lugar, após um dia com problemas na quinta etapa.
"Fizemos uma etapa com ritmo muito bom, aproveitando bem a posição de partida mais atrás. Fomos consistentes e apenas batidos pelo nosso companheiro de equipa, que foi segundo classificado no Dakar2024. (...) Amanhã [domingo] é muito possível que, arrancando do segundo lugar, tenhamos alguma dificuldade em impor o nosso ritmo, mas o Dakar é isto mesmo", declarou, citado pela sua assessoria de imprensa.
A geral nesta categoria continua encimada pelo sul-africano Henk Lategan (Toyota), com Gonçalo Guerreiro seguindo em 16.º lugar nesta tabela, conservando ainda o segundo lugar entre a classe Challenger, para veículos ligeiros, atrás apenas do argentino Nicolás Cavigliasso.
Nesta categoria, Luís Portela de Morais é sexto, com Rui Carneiro em 31.º lugar.
Entre as motos, Ross Branch (Hero) teve de ser resgatado de helicóptero, após uma queda ao quilómetro 48, depois de ser vice-campeão em 2024, com o norte-americano Ricky Brabec (Honda) no topo da tirada e o australiano Daniel Sanders (KTM) na frente da geral.
Aqui, Rui Gonçalves (Sherco) continuou entre os melhores, com o 16.º posto na tirada, ocupando o 13.º posto na geral, em que Bruno Santos (Husqvarna) é 52.º.
O 'salto' de Gonçalves, de 19.º para 13.º, coloca-o agora a 2:12.52 horas do líder, a pouco menos de uma hora do top 10.
Nos SSV, Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira (Old Friends) caíram para o quarto posto, com João Monteiro (South Racing) a fechar o 'top 10', recuperando duas posições em relação à quinta etapa.
No domingo, o pelotão cobre uma distância de 709 quilómetros na sétima etapa, em Al Duwadimi.
Por LusaÉ o 1.º título mundial conquistado por um português na categoria dos automóveis no TT
Brasileiro tem 34 segundos de vantagem sobre o sul-africano Henk Lategan
Prova de todo-o-terreno marcada por momento trágico
Brasileiro Lucas Moraes é o novo comandante
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português