NHL: Sangue português alimenta sonho dos Islanders

NHL: Sangue português alimenta sonho dos Islanders
• Foto: GETTY IMAGES

Quando foi selecionado como primeira escolha do draft em 2009, John Tavares era apontado como um dos mais promissores jogadores do campeonato norte-americano de hóquei no gelo (NHL). Quatro anos volvidos, Tavares, filho de pai português, não só confirma o potencial que lhe apontavam, como também "carregou" os seus Islanders até aos playoffs na atual temporada.

Aos 22 anos, Tavares já superou a centena de golos na Liga (tem atualmente 111, em 289 jogos), detendo na atual temporada a interessante marca de 27, a apenas 4 do líder neste particular, o russo Alex Ovechkin, por muitos considerado como um dos melhores jogadores do Mundo. Se conseguir alcançar os 31 do russo, Tavares conseguirá efetuar o melhor registo de golos da carreira numa época... encurtada. Ao invés dos habituais 82 encontros, a temporada 2012/13 terá apenas 48, número que não impediu um ano brilhante do luso-descendente.

PUB

Se os registos individuais são assinaláveis, convém igualmente frisar que Tavares os conseguiu numa das equipas que nos últimos anos finalizou sempre como 5.ª e última sua Divisão: Pacífico. Em 2013 a situação mudou, com um sempre honroso 2.º posto, além de conseguirem, nove anos volvidos, voltar a ser melhores do que os NY Rangers nas contas da fase regular. Uma espécie de segundo objetivo para a equipa que é, mais recentemente, considerada como o "parente pobre" da cidade.

Olhando a fundo para os números da atual temporada, os Islanders vivem imenso dos golos do luso-descendente. Nos 28 encontros que marcou, a equipa de Nova Iorque venceu 20, perdeu 6 no tempo regulamentar e 2 do prolongamento ou shootout. Quando não marca... o cenário muda de figura. Nos 18 jogos em que não colocou o seu nome na ficha de marcadores, os Islanders venceram apenas 4, perderam 10 no tempo regulamentar e 4 no tempo extra. Registos que dão força ao estatuto de estrela do luso-descendente nos Islanders...

Apontado como candidato a MVP

PUB

A imprensa norte-americana não tem dúvidas em colocar o jovem canadiano, de 22 anos, como um dos candidatos a vencer o prémio de jogador mais valioso da fase regular. "John Tavares foi de jovem jogador com qualidade para um candidato a MVP", assim pode ler-se na CBS Sports.

No próprio site da NHL, por exemplo, são muitos os elogios ao jovem craque: "Ainda é uma incógnita a presença do número 1 do draft de 2009 na lista de finalistas do Hart Trophy, mas será difícil imaginar os Islanders numa posição de playoff, ou perto dela, sem o esforço do seu melhor center. Colocou a sua franchise no mapa e tem uma média de um ponto por jogo, com 27 golos e 16 pontos em 46 encontros. Tavares é o tipo de jogador que sempre quis ser o melhor no gelo. Atualmente... é mesmo!"

Se vencer o "Hart Trophy" enquanto jogador dos Islanders, irá tornar-se apenas no segundo da história do franchise a vencer a distinção, depois de Bryan Trottier, que em 1978/79 venceu o primeiro e único MVP para a equipa.

PUB

TEMPORADA A TEMPORADA

*) a decorrer

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Outras Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB