Quando foi selecionado como primeira escolha do draft em 2009, John Tavares era apontado como um dos mais promissores jogadores do campeonato norte-americano de hóquei no gelo (NHL). Quatro anos volvidos, Tavares, filho de pai português, não só confirma o potencial que lhe apontavam, como também "carregou" os seus Islanders até aos playoffs na atual temporada.
Aos 22 anos, Tavares já superou a centena de golos na Liga (tem atualmente 111, em 289 jogos), detendo na atual temporada a interessante marca de 27, a apenas 4 do líder neste particular, o russo Alex Ovechkin, por muitos considerado como um dos melhores jogadores do Mundo. Se conseguir alcançar os 31 do russo, Tavares conseguirá efetuar o melhor registo de golos da carreira numa época... encurtada. Ao invés dos habituais 82 encontros, a temporada 2012/13 terá apenas 48, número que não impediu um ano brilhante do luso-descendente.
Se os registos individuais são assinaláveis, convém igualmente frisar que Tavares os conseguiu numa das equipas que nos últimos anos finalizou sempre como 5.ª e última sua Divisão: Pacífico. Em 2013 a situação mudou, com um sempre honroso 2.º posto, além de conseguirem, nove anos volvidos, voltar a ser melhores do que os NY Rangers nas contas da fase regular. Uma espécie de segundo objetivo para a equipa que é, mais recentemente, considerada como o "parente pobre" da cidade.
Olhando a fundo para os números da atual temporada, os Islanders vivem imenso dos golos do luso-descendente. Nos 28 encontros que marcou, a equipa de Nova Iorque venceu 20, perdeu 6 no tempo regulamentar e 2 do prolongamento ou shootout. Quando não marca... o cenário muda de figura. Nos 18 jogos em que não colocou o seu nome na ficha de marcadores, os Islanders venceram apenas 4, perderam 10 no tempo regulamentar e 4 no tempo extra. Registos que dão força ao estatuto de estrela do luso-descendente nos Islanders...
Apontado como candidato a MVP
A imprensa norte-americana não tem dúvidas em colocar o jovem canadiano, de 22 anos, como um dos candidatos a vencer o prémio de jogador mais valioso da fase regular. "John Tavares foi de jovem jogador com qualidade para um candidato a MVP", assim pode ler-se na CBS Sports.
No próprio site da NHL, por exemplo, são muitos os elogios ao jovem craque: "Ainda é uma incógnita a presença do número 1 do draft de 2009 na lista de finalistas do Hart Trophy, mas será difícil imaginar os Islanders numa posição de playoff, ou perto dela, sem o esforço do seu melhor center. Colocou a sua franchise no mapa e tem uma média de um ponto por jogo, com 27 golos e 16 pontos em 46 encontros. Tavares é o tipo de jogador que sempre quis ser o melhor no gelo. Atualmente... é mesmo!"
Se vencer o "Hart Trophy" enquanto jogador dos Islanders, irá tornar-se apenas no segundo da história do franchise a vencer a distinção, depois de Bryan Trottier, que em 1978/79 venceu o primeiro e único MVP para a equipa.
TEMPORADA A TEMPORADA
*) a decorrer
Presidente dos EUA ameaça suspender construção do novo estádio dos Commanders caso não façam a mudança
Mike Raybeck 'Maxx Justin' foi atingido por um veículo enquanto vinha do trabalho
Final da 15ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano num jogo disputado em Lisboa, no Complexo Desportivo Municipal São João de Brito
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Evento decorre de 8 a 11 de outubro
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos