A Federação Internacional de Padel (FIP) anunciou esta segunda-feira o lançamento de uma nova competição intercontinental, o equivalente à Laver Cup de ténis e à Ryder Cup de golfe, que se realizará de dois em dois anos, reunindo os melhores jogadores e as promessas emergentes das Américas e da Europa em alguns dos locais desportivos mais atraentes do planeta, arrancando com a primeira competição em 2025.
Após o sucesso do Campeonato Mundial FIP de 2024, realizado no início deste mês, a nova taça intercontinental – ainda sem nome formal – apresentará os melhores talentos globais e proporcionará novas oportunidades para os jogadores de países emergentes de padel se juntarem ao nível de elite do desporto que mais cresce no mundo. A nova competição sinaliza também a prontidão do padel para a inclusão nos Jogos Olímpicos, uma vez que a rápida democratização e profissionalização da modalidade sob a orientação da FIP alinha-se com os valores do Comité Olímpico Internacional e com o apoio a desportos modernos e diversificados a nível global que ajudam a desenvolver a pirâmide. O novo formato foi também aprovado pelas federações continentais da FIP, a Padel Europe e a Padel America.
Serão realizadas uma competição masculina e uma feminina em simultâneo – com um prémio recorde de 700.000 euros e prémios monetários iguais distribuídos pelas equipas vencedoras masculinas e femininas. Estes prémios sem precedentes refletem um compromisso contínuo da FIP em fazer crescer e desenvolver o desporto a nível internacional, aumentando continuamente o perfil do padel profissional.
A prova será realizada, alternadamente, entre locais selecionados nas Américas e na Europa, levando o padel a bases de fãs estabelecidas e emergentes em locais incríveis em todo o mundo. Será aberta em breve a licitação para locais, imagem, promotores, e parcerias de marca.
O presidente da Federação Internacional de Padel, Luigi Carraro, reeleito por unanimidade para um novo mandato presidencial em outubro de 2024, mostrou-se entusiasmado.
"A nova competição de taça intercontinental responde ao aumento incrível da popularidade mundial do padel e a uma procura sem precedentes por novos formatos de competição por parte de adeptos, jogadores e parceiros de padel estabelecidos e emergentes. O sucesso esmagador do Campeonato Mundial FIP Padel 2024 e do tour profissional Premier Padel demonstram como o padel se tornou rapidamente num grande desporto internacional e inovações como a nova competição intercontinental são fundamentais para impulsionar continuamente o desenvolvimento do padel – especialmente em novas regiões do mundo. Aguardamos com ânsia a realização desta nova competição no próximo já em 2025, sabendo da imensa procura e do desejo das marcas e locais em estar connosco neste equivalente do padel às célebres Laver e Ryder Cup. Continuaremos a expandir globalmente a modalidade, pois aspiramos a fazer parte do movimento olímpico mundial o mais cedo possível", afirmou.
Por RecordJunta há cerca de três meses, a dupla portuguesa conquistou este domingo o seu primeiro troféu internacional
Dupla número dois do mundo, Paula Josemaría e Ariana Sánchez, levou a melhor
Prova disputa-se em Espanha entre os dias 21 e 25 de outubro
Sofia Araújo e Andrea Ustero seguem em frente; Miguel e Nuno Deus derrotados
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Treinador irá participar na sessão "The Modern Coach in the High-Performance Ecosystem" ao lado de Paulo Sousa