François Pienaar, capitão da equipa de râguebi sul-africana que ganhou o título mundial em 1995, recebendo a taça das mãos de Nélson Mandela em Joanesburgo, considerou esta sexta-feira que "Madiba" foi "o mais extraordinário e incrível" ser humano.
"Nelson Mandela ("Madiba") era o ser mais extraordinário e incrível, não apenas porque uniu o seu país quando essa tarefa parecia impossível, mas também porque, pela sua humanidade única, inspirou milhões de pessoas em todo o mundo", declarou Pienaar num comunicado.
Em 1995, a equipa capitaneada por François Pienaar foi pessoalmente acarinhada e incentivada por Nelson Mandela, então apenas há um ano eleito como o primeiro presidente negro da África do Sul.
Mandela encontrou na equipa de râguebi - um desporto na altura tradicionalmente ligado à minoria branca na África do Sul - uma forma de unir o país, dividido por séculos de segregação racial.
"Foi uma grande oportunidade e uma grande honra receber a taça Webb Ellis das mãos de Madiba ao terminar a final do Campeonato do Mundo de râguebi de 1995, no Ellis Park em Joanesburgo, criando uma imagem emblemática de realização nacional", disse o ex-jogador.
A história da ligação de Mandela à equipa de râguebi sul-africana de 1995 esteve na origem do filme "Invictus", realizado por Clint Eastwood em 2009.
"Estarei para sempre profundamente reconhecido a Mandela pelo papel pessoal que teve na minha vida, como presidente e como exemplo", acrescentou Pienaar.
A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada na quinta-feira à noite pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, motivando de imediato reações de pesar a nível mundial.
"A nossa nação perdeu o maior dos seus filhos", disse Jacob Zuma, anunciando que a bandeira sul-africana vai estar a meia haste a partir desta sexta-feira e até ao funeral de Estado, marcado para 15 de dezembro.
O Comité Nobel norueguês considerou esta sexta-feira Nelson Mandela, que esteve preso quase trinta anos pela sua luta contra o regime "apartheid" da África do Sul, "um dos maiores nomes da longa história dos prémios Nobel da Paz".
Triunfo por 42-21
Triunfo por 34-10
Final estabeleceu um novo recorde mundial de assistência em partidas de râguebi feminino, com 81.885 espectadores a esgotarem a lotação de Twickenham, a catedral do râguebi inglês
As inglesas, que venciam por 7-5 ao intervalo, dispararam no marcador na segunda parte
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo