Os portugueses Frederico Morais e Afonso Antunes foram esta segunda-feira eliminados na primeira ronda da segunda etapa do Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL), na Ericeira.
Na Praia de Ribeira d'Ilhas, Frederico Morais e Afonso Antunes disputaram ambos o 24.º e último 'heat' da primeira eliminatória e falharam a qualificação para a segunda ronda, para a qual já se tinha qualificado Vasco Ribeiro, no sábado.
O 10.º classificado do circuito mundial de 2021 não foi além do terceiro lugar na bateria, com 8,93 pontos (4,33 e 4,6), terminando a prova ericeirense entre os 49.ºs classificados, enquanto o 'wild card' Afonso Antunes foi quarto, com 8,3 (3,83 e 4,47), quedando-se entre os 73.ºs posicionados, tal como Tomás Fernandes, afastado da prova no sábado.
Os dois portugueses foram batidos pelo brasileiro Alejo Muniz e pelo australiano Sheldon Simkus, que contabilizaram 11,77 e 10,53 pontos, respetivamente.
Francisca Veselko foi a primeira representante portuguesa na competição feminina, concluindo o sétimo 'heat' da primeira ronda no terceiro lugar, com 11 pontos (3 e 8), à frente da havaiana Coco Ho (9,67).
A campeã nacional foi batida pela japonesas Shino Matsuda (13,83) e pela basca Garazi Sanchez-Ortun (12,83), terminando a prova entre as 33.ª colocadas.
Melhor fez a olímpica Yolanda Sequeira, que venceu a 'heat' com uma pontuação de 12,40, à frente da havaiana Zoe McDougall (12,26), segunda, da sul-africana Sarah Baum (8,83), terceira, e da argentina Josefina Ane (3,66), quarta.
"As condições não estavam fáceis, até houve um momento em que bati nas rochas e magoei o joelho. Já não é a primeira vez que me acontece, já tenho relação próxima com aquelas rochas", declarou a algarvia de 21 anos, que foi quinta nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e aqui se juntou na segunda ronda a Vasco Ribeiro, no quadro masculino.
Mafalda Lopes, 'wild card' no torneio, também ficou pelo caminho, com os 10,13 pontos conquistados a não darem para mais do que o quarto posto na nona 'heat', em que se apuraram a costa-riquenha Brisa Hennessy (14,50) e a norte-americana Samantha Sibley (10,40).
Para a chamada de terça-feira ficaram sete 'heats' da primeira ronda, com duas portuguesas ainda em prova: a olímpia Teresa Bonvalot, na 15.ª, e Carolina Mendes, na 10.ª.
O período de espera no Meo Vissla Pro Ericeira prolonga-se até domingo.
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Organização vai tomar decisão esta sexta-feira sobre a realização da prova de tow-in
Surfista acredita que o almirante é o candidato que pode "tomar o comando" e melhorar o futuro de Portugal
Carlos Burle foi resgatado, na passada quarta-feira, numa operação complexa, onde as equipas chegaram mesmo a ter de recuar
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana