_
Começou da melhor forma para as cores nacionais o segundo dia de ação no MEO Rip Curl Pro Portugal, com Yolanda Hopkins a vencer, este domingo, a bateria inaugural da ronda de repescagem feminina. A surfista algarvia, de 26 anos, conseguiu, assim, a passagem aos oitavos-de-final (ronda 3) da etapa portuguesa do circuito mundial.
Com o mar a cair em relação à véspera, Yolanda teve um arranque forte a fez-se valer do surf power para ir amealhando pontos. Hopkins conseguiu a melhor nota da bateria, com 5,10 pontos, e acabou por vencer a disputa com um total de 8,50 pontos, contra 8,33 da rookie norte-americana Bella Kenworthy, que também seguiu em frente na competição. Pelo caminho ficou a costarriquenha Brisa Hennessy, número 4 mundial de 2024, que tinha eliminado a surfista portuguesa nos oitavos-de-final da prova olímpica de Paris’2024, em Teahupoo.
“Tentei começar a bateria rapidamente”, começou por afirmar Yolanda, após a bateria. “Ontem, não tive muita sorte, porque fiquei presa num banco de areia. Hoje, só queria começar bem. Consegui uma boa onda logo de início, que até pensei que fosse melhor pontuada. Todas as surfistas são muito boas, são as melhores do Mundo, mas eu acredito no meu surf e só estou focada na minha performance e acredito que posso vencer o campeonato”, frisou.
Na próxima fase, Yolanda Hopkins vai competir no heat 5, onde reencontra a norte-americana Caitlin Simmers, que é campeã mundial em título e a atual líder do ranking mundial. Na ronda inaugural, Simmers venceu a bateria, com Yolanda a ser relegada para a repescagem.
Contudo, na memória da surfista portuguesa está o triunfo obtido em 2023 em Peniche frente à havaiana Carissa Moore, que na altura era líder do ranking mundial e tinha vencido o heat da ronda inaugural entre ambas. Curiosamente, nesse ano a vencedora do MEO Rip Curl Pro Portugal foi a jovem Caitlin Simmers.
Quem também está prestes a competir esta manhã em Supertubos é Frederico Morais, que enfrenta o norte-americano Jake Marshall e o brasileiro Deivid Silva na ronda inaugural da repescagem masculina. Caso consiga avançar para a ronda 3, Kikas também deverá voltar a cruzar caminho com o líder mundial, o brasileiro Italo Ferreira.
Por João Vasco NunesCompetição de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf só teve uma sessão
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Organização vai tomar decisão esta sexta-feira sobre a realização da prova de tow-in
Surfista acredita que o almirante é o candidato que pode "tomar o comando" e melhorar o futuro de Portugal
Doha, no Qatar, recebe o evento que vai premiar os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'